Ford 'Kaixa d'água': jovem cria conversível e usa até cobertor de mãe

Desde criança, o jovem Kaio Tavares, de 25 anos, é apaixonado por carros - especialmente os modelos conversíveis, com capota retrátil. Há cerca de oito meses, decidiu que finalmente teria um automóvel do tipo na garagem. Contudo, não comprou um automóvel pronto e construiu ele mesmo o seu conversível, na própria casa, com orçamento apertado e materiais inusitados como uma caixa d'água.

Morador de Atibaia, no interior de São Paulo, Tavares adquiriu um Ford Ka 2000 por cerca de R$ 1,7 mil e deu início ao projeto - cujos passos ele registrou em fotos e vídeos publicados nos seus perfis no Instagram e no Facebook.

Kaio usou seus conhecimentos de solda e poucos equipamentos para transformar seu Ford Ka 2000
Kaio usou seus conhecimentos de solda e poucos equipamentos para transformar seu Ford Ka 2000 Imagem: Arquivo pessoal

Com seis anos de experiência na profissão de soldador, mais uma lixadeira e uma máquina de fabricar portões, ele literalmente colocou as mãos na obra.

Comecei sem nenhum planejamento. Fiz conforme a minha cabeça, fui cortando, soldando e vendo como ficava.

Para a empreitada, a única orientação que diz ter buscado foi em vídeos de outros criadores de conteúdo no YouTube dedicados à transformação "caseira" de veículos.

A capacidade de improviso chama a atenção: cedida pela mãe de Kaio, a caixa d'água citada no início desta reportagem serviu de base para a instalação de um novo forro das portas.

A mãe dele também "emprestou" um cobertor vermelho, usado para revestir as portas, o assoalho e também a parte atrás dos bancos dianteiros - o traseiro foi removido, transformando o Ka em um automóvel para apenas duas pessoas.

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No começo, minha mãe achou que eu estava maluco, mas ficou mais tranquila quando viu o carro ganhando forma e o projeto avançar Kaio Tavares, proprietário e idealizador do Ford Ka conversível

Onde ficava o assento traseiro, ele instalou uma nova tampa para cobrir o porta-malas, cuja capacidade original foi bastante ampliada. A forma que ele encontrou para modificar a carroceria também é bastante curiosa.

Ford Ka virou um automóvel de dois lugares com a transformação; pintura também foi feita em casa
Ford Ka virou um automóvel de dois lugares com a transformação; pintura também foi feita em casa Imagem: Arquivo pessoal

"A nova tampa do porta-malas é, na verdade, o capô ao contrário com um prolongamento, feito com metal soldado", explica o criador do carro, que apelidamos de "Ford Kaixa D'água".

Outra curiosidade está relacionada ao escapamento traseiro, feito com o cano retirado de um banquinho que tinha em casa.

Já a pintura prata original foi trocada por outra, na cor vermelha, e depois substituída pela atual, na tonalidade preta fosca. A exemplo do restante do veículo, a aplicação da tinta ficou a cargo de Kaio.

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Míni Porsche?

Capota removível foi feita com lona comprada no Mercado Livre e estrutura traz material inusitado
Capota removível foi feita com lona comprada no Mercado Livre e estrutura traz material inusitado Imagem: Arquivo pessoal

Sucesso nas redes sociais a ponto de ter rendido até agora reportagens em emissoras de TV, a criação de Tavares é mais conhecida como "Míni Porsche".

Ele conta que um seguidor "deu" esse nome ao veículo ao comentar uma das publicações sobre o projeto - a referência à marca de luxo gerou críticas de outros internautas, já que a aparência do Ka conversível em nada remete aos carrões da montadora alemã. Tavares resolveu adotar o apelido, mesmo não fazendo sentido algum.

Kaio Tavares posa ao lado de sua criação, que já rendeu reportagens de emissoras de TV
Kaio Tavares posa ao lado de sua criação, que já rendeu reportagens de emissoras de TV Imagem: Arquivo pessoal

A essa altura, o leitor pode e deve questionar: como se trata de um conversível, como foi feita a capota?

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Tavares diz que testou várias versões da cobertura do teto, feitas com lona adquirida na internet. Uma dessas tentativas trazia lona na cor vermelha - mas "não deu certo".

Hoje, a capota traz lona preta e estrutura feita com canos de PVC, daqueles usados em instalações hidráulicas de imóveis. Ela é colocada e retirada manualmente.

Para compensar a falta de capota e não deixar o carro "bambo", o youtuber, que também trabalha com compra e venda de veículos que pega para reformar, aplicou reforços estruturais no chassi, soldando tubos metálicos no assoalho e também atrás dos bancos.

Caio diz ter gastado aproximadamente R$ 10 mil para construir seu Ka conversível, dos quais a maior parte saiu do próprio bolso.

E a documentação?

Ford Ka de Tavares passou por modificações estruturais que exigem mudança na respectiva documentação
Ford Ka de Tavares passou por modificações estruturais que exigem mudança na respectiva documentação Imagem: Arquivo pessoal
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Apesar de tanto tempo e dinheiro aplicados no projeto, o Ford Ka não pode rodar em vias públicas - ele circula apenas no condomínio onde Tavares mora, na área rural de Atibaia, e nos seus arredores.

"As modificações teriam de ser feitas por meio de oficina credenciada do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com alteração na documentação do veículo. Porém, isso custaria uma fortuna. Quando iniciei o projeto, não sabia que seria tão difícil de legalizar o veículo".

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Kaio diz que não pretende se desfazer do seu Ford Ka exclusivo. A ideia, relata, é levar o carro para eventos e exposições. Além disso, o jovem já pensa no seu próximo projeto: fazer a versão "caseira" de um Tesla.

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