Ford 'Kaixa d'água': jovem cria conversível e usa até cobertor de mãe
Desde criança, o jovem Kaio Tavares, de 25 anos, é apaixonado por carros - especialmente os modelos conversíveis, com capota retrátil. Há cerca de oito meses, decidiu que finalmente teria um automóvel do tipo na garagem. Contudo, não comprou um automóvel pronto e construiu ele mesmo o seu conversível, na própria casa, com orçamento apertado e materiais inusitados como uma caixa d'água.
Morador de Atibaia, no interior de São Paulo, Tavares adquiriu um Ford Ka 2000 por cerca de R$ 1,7 mil e deu início ao projeto - cujos passos ele registrou em fotos e vídeos publicados nos seus perfis no Instagram e no Facebook.
Com seis anos de experiência na profissão de soldador, mais uma lixadeira e uma máquina de fabricar portões, ele literalmente colocou as mãos na obra.
Comecei sem nenhum planejamento. Fiz conforme a minha cabeça, fui cortando, soldando e vendo como ficava.
Para a empreitada, a única orientação que diz ter buscado foi em vídeos de outros criadores de conteúdo no YouTube dedicados à transformação "caseira" de veículos.
A capacidade de improviso chama a atenção: cedida pela mãe de Kaio, a caixa d'água citada no início desta reportagem serviu de base para a instalação de um novo forro das portas.
A mãe dele também "emprestou" um cobertor vermelho, usado para revestir as portas, o assoalho e também a parte atrás dos bancos dianteiros - o traseiro foi removido, transformando o Ka em um automóvel para apenas duas pessoas.
No começo, minha mãe achou que eu estava maluco, mas ficou mais tranquila quando viu o carro ganhando forma e o projeto avançar Kaio Tavares, proprietário e idealizador do Ford Ka conversível
Onde ficava o assento traseiro, ele instalou uma nova tampa para cobrir o porta-malas, cuja capacidade original foi bastante ampliada. A forma que ele encontrou para modificar a carroceria também é bastante curiosa.
"A nova tampa do porta-malas é, na verdade, o capô ao contrário com um prolongamento, feito com metal soldado", explica o criador do carro, que apelidamos de "Ford Kaixa D'água".
Outra curiosidade está relacionada ao escapamento traseiro, feito com o cano retirado de um banquinho que tinha em casa.
Já a pintura prata original foi trocada por outra, na cor vermelha, e depois substituída pela atual, na tonalidade preta fosca. A exemplo do restante do veículo, a aplicação da tinta ficou a cargo de Kaio.
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Sucesso nas redes sociais a ponto de ter rendido até agora reportagens em emissoras de TV, a criação de Tavares é mais conhecida como "Míni Porsche".
Ele conta que um seguidor "deu" esse nome ao veículo ao comentar uma das publicações sobre o projeto - a referência à marca de luxo gerou críticas de outros internautas, já que a aparência do Ka conversível em nada remete aos carrões da montadora alemã. Tavares resolveu adotar o apelido, mesmo não fazendo sentido algum.
A essa altura, o leitor pode e deve questionar: como se trata de um conversível, como foi feita a capota?
Tavares diz que testou várias versões da cobertura do teto, feitas com lona adquirida na internet. Uma dessas tentativas trazia lona na cor vermelha - mas "não deu certo".
Hoje, a capota traz lona preta e estrutura feita com canos de PVC, daqueles usados em instalações hidráulicas de imóveis. Ela é colocada e retirada manualmente.
Para compensar a falta de capota e não deixar o carro "bambo", o youtuber, que também trabalha com compra e venda de veículos que pega para reformar, aplicou reforços estruturais no chassi, soldando tubos metálicos no assoalho e também atrás dos bancos.
Caio diz ter gastado aproximadamente R$ 10 mil para construir seu Ka conversível, dos quais a maior parte saiu do próprio bolso.
E a documentação?
Apesar de tanto tempo e dinheiro aplicados no projeto, o Ford Ka não pode rodar em vias públicas - ele circula apenas no condomínio onde Tavares mora, na área rural de Atibaia, e nos seus arredores.
"As modificações teriam de ser feitas por meio de oficina credenciada do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com alteração na documentação do veículo. Porém, isso custaria uma fortuna. Quando iniciei o projeto, não sabia que seria tão difícil de legalizar o veículo".
Kaio diz que não pretende se desfazer do seu Ford Ka exclusivo. A ideia, relata, é levar o carro para eventos e exposições. Além disso, o jovem já pensa no seu próximo projeto: fazer a versão "caseira" de um Tesla.
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