Topo

VW Virtus 2023: como anda e o que traz sedã que ficou maior e mais equipado

Colaboração para o UOL, de Buenos Aires (Argentina)

06/02/2023 10h00Atualizada em 06/02/2023 11h24

O Virtus é o primeiro grande lançamento da Volkswagen em 2023. Apesar de ser fabricado no Brasil, a marca escolheu a Argentina para apresentá-lo à imprensa, e foi lá onde UOL Carros teve o primeiro contato com o sedã.

Escolhemos a versão 170 TSI (que será vendida por R$ 112.990), uma das grandes novidades da linha 2023 do modelo, equipada com câmbio automático - que deve ser uma das mais vendidas de toda a gama.

Durante nosso breve teste, que teve 80% de trechos rodoviários, a nova calibração do motor 1.0 turbo se mostrou bastante adequada para o Virtus. Mesmo com menos potência e torque (116 cv e 16,8 kgfm, contra 128 cv e 20,5 kgfm), o conjunto não nega fôlego nas acelerações e ultrapassagens, fazendo com as perdas se tornem imperceptíveis ao volante.

O câmbio automático de seis marchas possui bom entrosamento com o motor 170 TSI, fazendo reduções nas horas apropriadas e com trocas quase imperceptíveis. De acordo com as medições do Inmetro, o Virtus 170 TSI com transmissão automática faz 8,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Se o combustível for a gasolina, os números sobem para 12,2 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.

Bem equipado

A VW decidiu rechear o Virtus com mais equipamentos para torná-lo mais competitivo. Todas as versões saem de fábrica com 6 airbags, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, controles de estabilidade e de tração, faróis e lanternas em LED, painel digital (no caso da versão 170 TSI, de oito polegadas), rodas de liga leve e carregador de celular por indução.

O sedã ainda traz alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, central multimídia Composition Touch com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sensor de pressão dos pneus, sistema start stop e sensores de estacionamento traseiros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.