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Como é o novo asfalto que começa a chegar nas ruas brasileiras em 2023

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Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/01/2023 08h00

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A preocupação das fabricantes de veículos está na eficiência e na sustentabilidade. Muito se fala sobre o aprimoramento dos carros, das motos e dos caminhões. Mas e o que está para além deles? Com isso em mente, a Petrobras anuncia a criação do novo asfalto CapPRO, que promete redução de até 65% nas emissões de gases do efeito estufa.

A empresa explica que a aplicação do asfalto normalmente ocorre em altas temperaturas. O novo asfalto, por outro lado, pode ser aplicado em temperaturas significativamente menores do que as usuais, o que contribui para a economia de energia. Com menores temperaturas de aplicação, também são menores as emissões de vapores químicos.

Outra vantagem do CapPRO é que ele possibilita um maior uso de material reciclado de asfalto na composição do pavimento asfáltico, isto é, permite que se recicle maior quantidade de asfalto. Isso sem a necessidade de modificações na aplicação. A Petrobras já inseriu o novo produto em seu portfólio e, ao longo de 2023, será implementado nas vias de todo o país.

Conforme o asfalto velho vai sendo substituído, a renovação já será feita com o CapPRO. Trata-se de mais um passo fundamental para o cumprimento das normas ambientais e da agenda de programas importantes, como o Rota 2030.

  • Atende as metas ambientais
  • Reduz emissões de gases do efeito estufa em até 65%
  • Reutiliza materiais, como o plástico
  • Promete redução nos custos

Necessidade de recapeamento

Em nota publicada pela Prefeitura de São Paulo — por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), no Diário Oficial da Cidade de SP — foi anunciado o Decreto nº 61.417. Ele estabelece o início do programa de recapeamento de vias na capital, no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão.

É prometido que, até 2024, mais de 20 milhões de m² serão recuperados com recapeamento , micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido.

"Entre os critérios considerados para a escolha das vias prioritárias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade", afirma a prefeitura de SP.

"Todas as regiões da cidade serão contempladas, como a Avenida Jacu Pêssego, Avenida Sapopemba, Avenida Ipiranga, Avenida 23 de Maio, Avenida Cangaíba, assim como as Marginais Pinheiros e Tietê. Além destes cerca de 70 outros endereços serão contemplados", complementa.

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