Topo

Agora a Nasa vem: BrasiKa é criação brasileira que só cientista explica

Reprodução
Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/11/2022 04h00

Dizem que os brasileiros têm tanta criatividade e capacidade de improviso que deveriam ser estudados por cientistas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

As nossas invenções valem para o mundo dos carros e o veículo da foto acima, que tem circulado nas redes sociais, é um bom exemplo disso.

Se você observar apenas a dianteira, vai perceber que se trata de uma Volkswagen Brasília, carro fabricado e vendido no País durante a década de 1970 e também no começo dos anos 1980, quando saiu de linha.

Contudo, olhando melhor, dá para notar que a cabine do veículo não é do clássico da marca alemã e sim de um Ford Ka de primeira geração.

Por combinar peças de dois carros completamente diferentes, internautas apelidaram a inusitada invenção de BrasiKa. Outros chamam de KaSília.

A mescla dos dois modelos não ficou restrita à dianteira: a parte de trás também é de Brasília e exigiu muitas adaptações de funilaria para fazer carrocerias tão distintas se encaixarem.

Funileiro teve bastante trabalho para unir traseiras de carros tão diferentes como VW Brasília e Ford Ka - Reprodução - Reprodução
Funileiro teve bastante trabalho para unir traseiras de carros tão diferentes como VW Brasília e Ford Ka
Imagem: Reprodução

A tampa traseira do Ka, por exemplo, recebeu chapas de metal nas extremidades para cobrir onde estariam as lanternas do Ford.

Trabalho semelhante foi realizado nos para-lamas traseiros, com o objetivo de preencher as caixas de roda do Ford.

As placas da invenção entregam que a BrasiKa está registrada em Praia Grande, município do Litoral Sul paulista, como uma Brasília 1980.

Aparentemente, o motor continua instalado na traseira, como na Brasília original. Caso a suposição esteja correta, as bagagens são acondicionadas sobre o cofre do propulsor e também no compartimento frontal.

Vale destacar que Ford e Volkswagen já fizeram carros juntas nos tempos da Autolatina - joint venture das duas montadoras, que durou entre 1987 e 1996.e deu origem a automóveis "gêmeos", como VW Santana e Ford Versailles.

E você, o que achou da BrasiKa? Deixe a sua opinião nos comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.