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Agora a Nasa vem: picape VW FuscaRok viraliza como nova invenção brasileira

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2022 04h00

Fora de linha no Brasil desde 1996, o Volkswagen Fusca até hoje é amado devido a atributos como robustez e fácil manutenção. Imagine então se ele tivesse a praticidade das quatro portas e uma caçamba para deixá-lo mais versátil.

Essa configuração nunca foi lançada pela Volks, mas ela existe e fotos de uma picape Fusca com cabine dupla têm circulado nas redes sociais. Internautas têm chamado o utilitário inusitado de FuscaRok, em alusão à Amarok, a picape média "oficial" produzida e comercializada pela marca alemã.

Trata-se de mais um exemplo da criatividade sem limites dos brasileiros, tão grande que merecia ser estudada pela agência espacial norte-americana - e que rendeu a nossa série Agora a Nasa Vem.

O UOL Carros buscou desvendar a história por trás da FuscaRok e descobriu que ela pertence a um colecionador anônimo de Balneário Camboriú (SC), que encomendou o projeto a uma oficina de Poços de Caldas (MG).

Essa oficina já produziu outras versões diferentes do VW a pedido do mesmo cliente, como o intrigante Fusca Duas Caras, que sempre anda para a frente.

A construção do FuscaRok coube à Wiermann Garage e foi concluída recentemente, após cerca de oito meses de trabalho - conta David Wiermann, sócio da oficina ao lado do pai, José Wiermann.

Picape foi construída a partir de um VW Fusca 1980 que teve carroceria alongada em 90 cm - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Picape foi construída a partir de um VW Fusca 1980 que teve carroceria alongada em 90 cm
Imagem: Arquivo pessoal

David relata que, a exemplo do Duas Caras e de outros Fuscas diferentões criados pela empresa, seu pai foi o responsável pela execução da conversão.

"O cliente queria uma picape de cabine dupla e deixou o projeto em aberto para criarmos. O veículo foi construído a partir de um Fusca 1980 alongado em 90 centímetros", explica o Wiermann filho,

O proprietário da oficina acrescenta que o maior desafio do projeto foi adaptar o carro para receber quatro portas - cada unidade traseira foi fabricada à mão, a partir da junção de parte de duas portas dianteiras.

A instalação das duas portas adicionais foi um dos maiores desafios do projeto, diz dono de oficina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A instalação das duas portas adicionais foi um dos maiores desafios do projeto, diz dono de oficina
Imagem: Arquivo pessoal

Outra parte delicada do projeto foi ampliar o tamanho da cabine original e alongar o chassi.

David Wiermann destaca que todo o trabalho de funilaria utilizou chapas de aço e a carroceria da FuscaRok não tem nada de fibra de vidro.

Existem picapes feitas a partir do VW Fusca, mas versão com cabine dupla é difícil de se ver por aí - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Existem picapes feitas a partir do VW Fusca, mas versão com cabine dupla é difícil de se ver por aí
Imagem: Arquivo pessoal

Quanto à mecânica, a picape traz motor 1.600 e câmbio manual de quatro marchas.

A criação já está na garagem do seu dono e custou R$ 65 mil. E você, o que achou desse Fusca diferente? Deixe a sua opinião na seção de comentários.

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