Topo

Com dívida milionária, Emerson Fittipaldi leiloa avião e coleção de carros

Carro da equipe brasileira de A1 GP está no acervo  - JAM/Sebastião Moreira
Carro da equipe brasileira de A1 GP está no acervo Imagem: JAM/Sebastião Moreira

Colaboração para o UOL

19/10/2022 04h00Atualizada em 03/11/2022 10h11

O paradeiro da coleção de veículos de Emerson Fittipaldi parece, finalmente, ter sido descoberto. Parte do acervo está em galpão em São Paulo, à espera de loteamento para ser leiloado. Entre as peças, carros de A1 Grand Prix, automóveis restaurados, uma viatura de polícia americana dos anos 1950, motos, bicicletas, lanchas e até um avião. A Milan Leilões, responsável pelo pregão, nega que os itens pertençam atualmente ao ex-piloto (ver abaixo).

Em um vídeo divulgado no canal "Tudo Leilão", gravado no galpão da leiloeira, aparecem modelos históricos, como uma viatura de polícia americana Chevrolet 1953, Ford Rural, Chevrolet Caravan, Volkswagen Kombi adaptada para motorhome e até um DKW Vemaguet. Todos em excelente estado de conservação, provavelmente restaurados pelo colecionador.

Os modelos que mais chamam atenção, no entanto, são os da categoria A1 Grand Prix, que lembram veículos de Fórmula 1. Um deles, em verde e amarelo com patrocínio da Sofisa, era o carro da equipe brasileira da categoria, da qual Emerson Fittipaldi foi chefe entre 2005 e 2009.

UOL Carros entrou em contato com a Milan Leilões, que inicialmente confirmou que os carros pertencem ao ex-piloto brasileiro. A empresa afirmou que o acervo ainda não está completo, pois mais veículos chegarão ao galpão nas próximas semanas. O próximo passo seria dividi-los em lote e disponibilizá-los no site para leilão. A coleção também ficará disponível para visitação de interessados.

A empresa explicou que foi contratada por Fittipaldi para fazer os leilões. Em algumas semanas, os carros, motos, bicicletas, lanchas e o avião começam a ser divulgados no site e a receberem lances.

Após a publicação da reportagem, porém, a Milan Leilões procurou o UOL Carros e negou as informações dadas inicialmente por funcionário da empresa. Em nota, afirmou que Fittipaldi não é o atual proprietário dos veículos, que pertenceriam a um colecionador - que não teve o nome revelado.

"É necessário esclarecer que não existe qualquer contrato firmado entre o Sr. Emerson Fittipaldi e o leiloeiro Ronaldo Milan, haja vista que os lotes à venda não são de propriedade daquele, que, por sua vez, não é o comitente vendedor para o leilão em questão. Todos os bens/lotes cuja propriedade é àquele imputada são de propriedade de um colecionador particular e não do citado ex-piloto", disse a empresa.

Carros icônicos não aparecem em vídeo

A novela envolvendo os carros de Emerson Fittipaldi começou em 2016, quando seus modelos icônicos, como veículos Copersucar - da equipe fundada por ele e o irmão Wilson Fittipaldi Jr- , além de exemplares da Penske, com os quais Emerson ganhou duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy, foram penhorados. A defesa do ex-piloto conseguiu cancelar a penhora na Justiça, alegando que os carros pertenciam ao museu de Emerson Fittipaldi, e não à pessoa física.

Os carros, no entanto, foram penhorados em outros processos, mas nunca mais foram localizados. Em 2019, UOL Carros conferiu de perto a coleção, que na época estava reunida por Paulo "Loco" Figueiredo, antigomobilista e amigo da família Fittipaldi, em um imóvel na região central da capital paulista. Em fevereiro de 2020, foi publicada uma reportagem sobre os veículos, mas logo depois a coleção mudou de lugar.

Os veículos icônicos não foram registrados no vídeo do canal "Tudo Leilão", mas uma fonte de UOL Carros, que esteve no local, afirma que há carros cobertos em um local separado. A reportagem entrou em contato com a assessoria do ex-piloto, que afirmou não ter informações sobre o assunto.

Já o advogado de um dos credores de Fittipaldi, entrevistado por UOL Carros, afirma que é possível que a coleção de veículos a ser leiloada esteja no nome de outra pessoa ou empresa. "Caso contrário, já seriam alvo de penhora", avalia.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.