Topo

Por que vídeos com bonecos atropelados têm enfurecido a Tesla

Propaganda fala sobre perigos de sistema semiautônomo da Tesla - Reprodução
Propaganda fala sobre perigos de sistema semiautônomo da Tesla Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

29/08/2022 12h39

A Tesla pediu para que vídeos de seus carros atropelando manequins de crianças com o sistema semiautônomo de condução da marca ligado sejam retirados do canal do Dawn Project - grupo de defesa da segurança no trânsito. A marca diz que os vídeos são "difamatórios" e "enganosos".

O grupo lançou comerciais de TV falando dos perigos do sistema "Full Self-Driving" (FSD) da marca, que - ainda em versão beta - tem sido usado por cerca de 100 mil clientes da marca nos Estados Unidos. O sistema adiciona funções como redução automática de velocidade e identificação de sinais de parada e semáforos ao Autopilot - sistema de direção semiautônoma da marca.

Além disso, o FSD também "reconhece pedestres, incluindo crianças, e quando utilizado corretamente, o sistema reage para evitar ou mitigar uma colisão".

Em uma carta para as autoridades, a Tesla alega que o Dawn Project e seu fundador "desprezaram os interesses comerciais da Tesla e divulgaram informações difamatórias ao público". O documento foi revelado pelo Dawn Project.

Para a Tesla, os testes nos vídeos são "provavelmente fraudulentos" e "deturpam as capacidades da tecnologia da Tesla". A marca ameaça tomar medida legais.

O Dawn Project disse que seus testes são "completamente legítimos e não enganosos" e chamou a carta de Tesla de "propaganda de marketing". O grupo foi fundado por Dan O'Dowd, empresário da Califórnia que concorreu ao Senado dos EUA.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.