Topo

Agora a Nasa vem: Fiat Pa é Mini-Palio que encolheu até o nome

Fiat Palio com chassi encurtado e lugar para apenas duas pessoas surgiu na internet e tem dado o que falar - Reprodução
Fiat Palio com chassi encurtado e lugar para apenas duas pessoas surgiu na internet e tem dado o que falar Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/08/2022 04h00

A Volkswagen já fabricou duas miniaturas do Gol totalmente funcionais, onde só cabem pessoas com até 1,50 m de altura. Até onde sabemos, a Fiat nunca fez algo parecido com o Palio, mas isso não impediu alguém de "encolher" por contra própria o hatch da marca italiana.

Está circulando na internet a imagem de um Palio com espaço para apenas duas pessoas. Diferentemente do Mini-Gol, que teve a escala reduzida, a criação é um Fiat com o chassi encurtado e sem o banco traseiro.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

De tão pequeno, o veículo bem que poderia ser batizado como Fiat Pa, no qual até o nome original foi cortado pela metade.

Não sabemos quando nem onde a suposta foto foi tirada, tampouco o motivo do encolhimento. Aparentemente, o automóvel está no Brasil e ficou menor até do que o Mobi, que mede 3,6 m de comprimento e conta com quatro portas.

No caso do Fiat Pa, flagrado ainda sem porta no lado do motorista, essa praticidade foi perdida.

Para compensar, ele caberia em quase qualquer vaga e seria mais um carro nascido a partir da inesgotável criatividade dos brasileiros, tão grande que poderia ser estudada pelos cientistas da Nasa.

O Mini-Palio rendeu muitos comentários bem-humorados de internautas - alguns comparam o veículo com um ovo: seria o PaliOvo?

Outros fazem analogias diferentes.

Siga o UOL Carros no

"O sonho dele [o dono] era ter um Fiat 500, mas o dinheiro só deu para comprar o Fiat 50", diz um comentário.

Também há quem faça referência ao Smart Fortwo, outro automóvel com lugar só para o motorista e um passageiro, bem mais caro do que o Fiat Pa.

Ainda apareceu gente sugerindo que o carro deveria recolher menos impostos, por conta do tamanho reduzido em relação ao modelo convencional.

"Será que só paga metada do IPVA?", brinca.

As piadas também fazem menção aos carros encurtados que palhaços costumam usar em apresentações nos circos.

Uma coisa é certa: para rodar em vias públicas com tantas modificações, seria necessário passar por vistoria e alterar a respectiva documentação.

E você, o que achou desse Palio diferente?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.