Topo

Por que dados de carros autônomos podem ajudar a melhorar o trânsito

Painel de veículo Model 3, da Tesla - Nicolas Asfouri/AFP
Painel de veículo Model 3, da Tesla Imagem: Nicolas Asfouri/AFP

Colaboração para o UOL

19/08/2022 12h38

Professores de universidades e autoridades norte-americanas querem que cada vez mais os sistemas autônomos de carros com este tipo de função sejam utilizados pela polícia e outras autoridades para se descobrir como acidentes aconteceram. Isso visa trazer melhorias para o trânsito, para as tecnologias das vias e para os carros.

"Isso pode ajudar a separar os acidentes relacionados à tecnologia de acidentes relacionados ao erro do motorista", disse Bryan Reimer, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts especializado em sistemas de assistência ao motorista e veículos automatizados, ao New York Times.

Outros dados aferidos pelos carros também estão na mira dos que pedem sua permissão. Os dispositivos coletam dados nos poucos segundos antes, durante e depois de uma falha. No caso da Tesla, o fluxo de informações inclui vídeo dos arredores do carro e estatísticas que descrevem ainda mais seu comportamento a cada segundo. Assim, isso pode ser usado para entender o veículo, como também ver o comportamento de outros veículos e objetos na estrada.

Isso foi visto em um acidente na Flórida em abril, quando um motociclista acertou um Tesla na traseira e acabou falecendo. O proprietário não sabia o que tinha ocorrido, mas as câmeras do Tesla e seus dados provaram que o dono do carro não tinha feito nada errado, e sim que o motociclista havia perdido a roda dianteira.

Com isso, cada vez mais as autoridades poderiam ser mais assertivas em acidentes de trânsito, sem precisar de testemunhas.

Matthew Wansley, professor da Cardozo School of Law, em Nova York argumenta que todas as montadoras que coletam esse tipo de dado deveriam ser obrigadas a compartilhá-los abertamente com as autoridades sempre que um acidente ocorrer. Já a NHTSA, Administração Nacional de Segurança no Trânsito, diz que pode melhorar a segurança nas estradas com os dados, já que eles "fortalecem nossas descobertas de investigação e muitas vezes podem ser úteis para entender os acidentes".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.