Topo

Prejuízo no posto? Saiba se carro turbo te faz gastar mais ao abastecer

Chevrolet Onix 2023 - Reinaldo Canato/UOL
Chevrolet Onix 2023 Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 11h00

Os carros turbos se popularizaram há muito tempo, principalmente na classe dos compactos. Boa parte dos modelos do segmento passou a contar com duas opções de motorização: 1.0 aspirado e 1.0 turbo. Por serem os carros mais vendidos do Brasil até o fechamento de julho, os hatches Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foram escolhidos como exemplo para responder à questão: o motor turbo consome mais do que a opção aspirada?

A conta não é tão simples, pois há uma diferença fundamental de desempenho entre um e outro. Os interessados terão que abrir mão da agilidade e força para economizar um pouco mais de combustível.

Levamos em consideração todas as versões, mas a comparação é mais justa quando são analisados os carros 1.0 aspirados manuais com seus pares turbinados equipados com transmissão mecânica, embora a segunda classe também tenha opções automáticas.

Não há muitas diferenças entre os números de consumo. No caso do HB20 1.0 turbo manual de seis marchas, ele chega a superar 1.0 aspirado, cujo câmbio tem apenas cinco velocidades, algo que ajuda um pouco o turbinado a ter melhor eficiência na estrada.

Além do consumo próximo, a grande diferença é o desempenho bem superior dos 1.0 turbo. "O bom da dirigibilidade do turbo é que você não força o motor. A rotação mais baixa é a mais econômica e dispensa reduzir ou esticar demais as marchas. No caso dos carros automáticos, eles já fazem a troca mais cedo", explica Rafael Serralvo, docente de engenharia mecânica da FEI.

A chance de que você se divirta ao volante entre uma parada e outra no posto será maior. Vamos pegar o Onix como exemplo: o modelo 1.0 aspirado vai de zero a 100 km/h em bons 13,3 segundos, mas o número é superado largamente pelos 10,1 s da versão turbo manual.

Hyundai HB20 turbo manual oferece economia superior em comparação ao aspirado - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Hyundai HB20 turbo manual oferece economia superior em comparação ao aspirado
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Dirigir com uma carga de aceleração mais baixa pode ser a fórmula para superar os números de consumo divulgados pelo programa brasileiro de etiquetagem (PBE) veicular.

Mesmo que o turbo consuma um pouco mais, o Onix também se destaca pela pequena diferença. São apenas 0,4 km/l a mais com etanol e 0,3 km/l com gasolina, números que não levarão ninguém à falência.

Claro que a matéria foca na economia, mas temos que levar em consideração a grande diferença de preços entre as versões. O Onix 1.0 manual aspirado parte de R$ 78.700, contra R$ 87.270 do 1.0 turbo manual - preços nacionais.

A listagem da economia leva em consideração os dados oficiais do PBE e indica o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km) e também em quilômetros por litro.

Onix

1.0 manual de seis marchas - 1,45 MJ/km

9,4/11,6 km/l com etanol - 10,5 km/l de média
13,3/16,6 km/l com gasolina - 14,9 km/l de média

1.0 turbo manual de seis marchas - 1,50 MJ/km

9,1/11,1 km/l com etanol - 10,1 km/l de média
13,1/16,1 km/l com gasolina - 14,6 km/l de média

1.0 turbo automático de seis marchas - 1,64 MJ/km

8,4/10,4 km/l com etanol - 9,4 km/l de média
11,9/15,1 km/l com gasolina - 13,5 km/l de média

Hyundai HB20

1.0 manual de cinco marchas - 1,50 MJ/km
9,8/10,7 km/l com etanol - 10,2 km/l de média
13,1/15 km/l com gasolina - 14 km/l de média

1.0 turbo manual de seis marchas - 1,47 MJ/km

9,5/10,9 km/l com etanol - 10,2 km/l de média
13,7/15,5 km/l com gasolina - 14,6 km/l de média

1.0 turbo automático de seis marchas - 1,64 MJ/km

8,6/10,2 km/l com etanol - 9,4 km/l de média
12,2/14,3 km/l com gasolina - 13,2 km/ de média

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.