Prejuízo no posto? Saiba se carro turbo te faz gastar mais ao abastecer
Os carros turbos se popularizaram há muito tempo, principalmente na classe dos compactos. Boa parte dos modelos do segmento passou a contar com duas opções de motorização: 1.0 aspirado e 1.0 turbo. Por serem os carros mais vendidos do Brasil até o fechamento de julho, os hatches Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foram escolhidos como exemplo para responder à questão: o motor turbo consome mais do que a opção aspirada?
A conta não é tão simples, pois há uma diferença fundamental de desempenho entre um e outro. Os interessados terão que abrir mão da agilidade e força para economizar um pouco mais de combustível.
Levamos em consideração todas as versões, mas a comparação é mais justa quando são analisados os carros 1.0 aspirados manuais com seus pares turbinados equipados com transmissão mecânica, embora a segunda classe também tenha opções automáticas.
Não há muitas diferenças entre os números de consumo. No caso do HB20 1.0 turbo manual de seis marchas, ele chega a superar 1.0 aspirado, cujo câmbio tem apenas cinco velocidades, algo que ajuda um pouco o turbinado a ter melhor eficiência na estrada.
Além do consumo próximo, a grande diferença é o desempenho bem superior dos 1.0 turbo. "O bom da dirigibilidade do turbo é que você não força o motor. A rotação mais baixa é a mais econômica e dispensa reduzir ou esticar demais as marchas. No caso dos carros automáticos, eles já fazem a troca mais cedo", explica Rafael Serralvo, docente de engenharia mecânica da FEI.
A chance de que você se divirta ao volante entre uma parada e outra no posto será maior. Vamos pegar o Onix como exemplo: o modelo 1.0 aspirado vai de zero a 100 km/h em bons 13,3 segundos, mas o número é superado largamente pelos 10,1 s da versão turbo manual.
Dirigir com uma carga de aceleração mais baixa pode ser a fórmula para superar os números de consumo divulgados pelo programa brasileiro de etiquetagem (PBE) veicular.
Mesmo que o turbo consuma um pouco mais, o Onix também se destaca pela pequena diferença. São apenas 0,4 km/l a mais com etanol e 0,3 km/l com gasolina, números que não levarão ninguém à falência.
Claro que a matéria foca na economia, mas temos que levar em consideração a grande diferença de preços entre as versões. O Onix 1.0 manual aspirado parte de R$ 78.700, contra R$ 87.270 do 1.0 turbo manual - preços nacionais.
A listagem da economia leva em consideração os dados oficiais do PBE e indica o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km) e também em quilômetros por litro.
Onix
1.0 manual de seis marchas - 1,45 MJ/km
9,4/11,6 km/l com etanol - 10,5 km/l de média
13,3/16,6 km/l com gasolina - 14,9 km/l de média
1.0 turbo manual de seis marchas - 1,50 MJ/km
9,1/11,1 km/l com etanol - 10,1 km/l de média
13,1/16,1 km/l com gasolina - 14,6 km/l de média
1.0 turbo automático de seis marchas - 1,64 MJ/km
8,4/10,4 km/l com etanol - 9,4 km/l de média
11,9/15,1 km/l com gasolina - 13,5 km/l de média
Hyundai HB20
1.0 manual de cinco marchas - 1,50 MJ/km
9,8/10,7 km/l com etanol - 10,2 km/l de média
13,1/15 km/l com gasolina - 14 km/l de média
1.0 turbo manual de seis marchas - 1,47 MJ/km
9,5/10,9 km/l com etanol - 10,2 km/l de média
13,7/15,5 km/l com gasolina - 14,6 km/l de média
1.0 turbo automático de seis marchas - 1,64 MJ/km
8,6/10,2 km/l com etanol - 9,4 km/l de média
12,2/14,3 km/l com gasolina - 13,2 km/ de média
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