Topo

Porsche cria 911 feito em homenagem à Sally do filme Carros

Porsche 911 Sally - Divulgação
Porsche 911 Sally Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 11h00

A animação Carros foi lançada em 2006 como uma grande homenagem da Pixar ao mundo automotivo. Entre tantos personagens, dois se destacaram como protagonistas: o Relâmpago McQueen e a Sally Carrera. Enquanto o primeiro era uma livre inspiração em um carro de corrida, a segunda era um Porsche 911. Agora, a marca alemã criou uma edição especial única do 911 em homenagem à Sally.

A Porsche chegou a fazer um modelo do primeiro filme em escala real, carro que está no museu da marca em Stuttgart, na Alemanha - confira a foto lado a lado. É um cupê azul que segue fielmente a Sally do filme, com direito ao para-brisa com olhos e tudo mais, mas sem interior exposto e outros detalhes. A personagem foi criada com base na geração 996, a primeira com motor refrigerado a água.

É bem diferente do novo Porsche 911 Sally. O carro tem um bocado de elementos que remetem ao filme, tais como a cor azul da carroceria e bancos revestidos de tecido xadrez no mesmo tom. O interior foi repensado para trazer o visual que eles projetaram para o personagem, uma vez que no filme e na réplica anterior não detalharam esse lado do esportivo.

A Porsche e Pixar se uniram para fazer um único exemplar, modelo que será leiloado pela RM Sotheby's na semana de carros de Monterey, Califórnia, um dos maiores eventos de antigomobilismo do mundo. A cerimônia será no dia 20 de agosto e todo dinheiro será revertido para duas instituições de caridade: a Girls Inc., dedicada ao auxílio de mulheres jovens, e também a UNHCR, uma organização que dá suporte aos refugiados da Ucrânia.

Interior do Porsche 911 Sally  - Divulgação - Divulgação
Interior do Porsche 911 Sally
Imagem: Divulgação

A criação foi feita com base no 911 Carrera GTS 3.0 biturbo de 480 cv e, por sua vez, o câmbio é manual de sete marchas, uma maneira de reforçar a emoção. A cor azul é chamada de Sallybluemetallic, criada especialmente para esse projeto. As rodas fazem referência ao conjunto usado pelo antigo 996. E há outras referências, incluindo uma tatuagem e a mais divertida de todas: o botão seletor de modos do carro, que fica junto ao volante, traz a inscrição Kachow! Mode, justamente a expressão usada pelo Relâmpago McQueen.