Topo

Motoristas na bronca: veja quais são as montadoras campeãs de reclamações

Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 04h00

Toda relação tem seus pontos baixos, o que dizer dos fabricantes e consumidores. Com base nas queixas dos clientes no site Reclame Aqui, o UOL Carros levantou quais são as montadoras com o maior número de questionamentos dos proprietários.

Em 'piores fabricantes', a plataforma mede a reputação da marca baseada na avaliação dos consumidores.

Quem aparece no topo é a Peugeot/Citroën, em uma junção das duas marcas que pertenciam à antiga PSA - que passou a fazer parte do mega grupo Stellantis. Essa mistura na plataforma, porém, parece ter prejudicado a participação na análise. Isso porque não há respostas aos clientes nem notas classificadas neste perfil.

Quando separados, o desempenho de Peugeot e Citroën é considerado "bom". A primeira tem nota 7,7, com índice de resolução de 85,2%. Já a segunda apresenta 7,3 e 81,7%, respectivamente.

Se excluirmos esse aparente erro de cadastro nas reclamações, quem aparece como líder de queixas é a Volkswagen. São apenas 5,8 pontos de dez possíveis em mais de mil reclamações nos últimos seis meses - o que classifica a montadora como "ruim". Aqui há um ligeiro atenuante: 90,7% dos casos foram respondidos, mas o índice de solução é de apenas 59,8%. 47% dos reclamantes voltariam a fazer negócios com a marca.

Logo abaixo na lista vem uma surpresa: a Toyota. Também classificada como "ruim", teve 913 reclamações nos últimos seis meses. Mesmo respondendo quase que a totalidade das queixas, o índice de resolução foi de 49,3%. Somente 42,6% voltariam a fazer negócios com a marca japonesa.

Outra marca com desempenho ruim é a Troller, neste caso impulsionado pela falta de respostas aos consumidores nos últimos seis meses - depois que a marca foi descontinuada. Boa parte das reclamações mais recentes diz respeito a problemas de manutenção e descaso no atendimento.

Por fim, a Suzuki é a quinta citada pela plataforma, considerada "ruim" com nota de 5,5 nos últimos seis meses. Com um volume bem menor de queixas (57), atendou a 73% das solicitações e apresentou índice de resolução de 61,5%.

As mais reclamadas

No índice que mede o número de reclamações, mais influenciado pelo volume de vendas de cada marca, quem aparece entre as líderes é a Chevrolet. São mais de 2.300 queixas, com quase 95% de respostas. O índice de resolução, porém, é de 74% e 59,1% dos reclamantes voltariam a fazer negócios com a montadora - que tem a reputação considerada "boa" na plataforma.

A Jeep também é citada, com quase 2.700 reclamações e 91% de respostas. A marca solucionou 72,5% das questões e 58% dos consumidores voltariam a comprar veículos da montadora. A reputação é considerada "regular".

A Fiat aparece na relação com 2.018 queixas e quase 93% que reclamações respondidas. A nota de 7,1 coloca a marca classificada como "boa", com índice de solução de 78% e quase 57% dos reclamantes indicando que voltariam a fazer negócios com a montadora.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Motoristas na bronca: veja quais são as montadoras campeãs de reclamações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meu carro