Topo

Carros de Kia e Hyundai são alvo de desafio de furtos em rede social

Veículos da Kia e da Hyundai são alvo de furtos em série - Reprodução
Veículos da Kia e da Hyundai são alvo de furtos em série Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

03/08/2022 10h54

Um desafio que viralizou nos Estados Unidos levou a um grande aumento no furto de modelos da Kia e da Hyundai. Chamado de "Kia Challenge", a corrente mostra a usuários das mídias sociais como ligar alguns carros das marcas sul-coreanas removendo a parte que envolve a coluna de direção e usando um cabo USB.

Na cidade norte-americana de Milwaukee um grupo de jovens está se tornando famoso por esses furtos, e é chamado de "Kia Boys". Mas não é só lá: na cidade de São Petersburgo, Flórida, desde 11 de julho 56 carros foram furtados, com 23 deles sendo modelos de Hyundai e Kia.

"Qualquer um com um Kia/Hyundai que use uma chave, por favor o tranque bem", dizem as autoridades, que ainda afirmam que os modelos Kia produzidos de 2011 a 2012 e os modelos Hyundai de 2015 a 2021 têm uma vulnerabilidade.

De acordo com as informações, a ignição pode ser facilmente contornada. A maioria dos indivíduos que roubam modelos Kia e Hyundai possuem entre 14 e 17 anos.

Em St. Paul, Minnesota, o polícia relatou um aumento de mais de 1.300% em furtos de Kia do ano passado e um aumento de 854% em Hyundais roubados. Em Grand Rapids, Michigan, os modelos Hyundai e Kia representaram cerca de 45% dos furtos de automóveis da cidade.

Hyundai e Kia disseram estar cientes dos aumentos de furtos recentemente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.