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ANÁLISE

Kia Sportage ganha visual polêmico e muita tecnologia para encarar Compass

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

02/08/2022 04h00

Um dos SUVs médios mais tradicionais do mercado, o Kia Sportage retorna em nova geração para encarar aquele que é a referência do segmento desde 2016, o Jeep Compass. O modelo da marca sul-coreana traz duas versões, um amplo pacote de tecnologia, sistema híbrido leve e visual "ame ou odeie".

Os preços são de R$ 224.990 na versão EX e R$ 259.990 na EX Prestige. Ambas trazem o motor 1.6 turbo de 180 cv e câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens. As diferenças estão em acabamento e lista de equipamentos.

Avaliada por UOL Carros, a EX Prestige traz um botão giratório em substituição à alavanca convencional do câmbio, liberando mais espaço no console. Outros destaques são a prevenção à colisão frontal, câmeras 360 e controlador de velocidade adaptativo (ACC).

Design e interior

Kia Sportage 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A dianteira é o ponto mais polêmico do design do novo Sportage. Os faróis são contornados por um elemento que se estende até a tampa do capô. A grade é preta e tem detalhe que lembra alumínio. O modelo traz ainda o novo logotipo da Kia.

As rodas são de 19 polegadas e o comprimento é de 4,51 metros. A coluna C tem uma linha horizontal de alumínio que se estende pelo pequeno spoiler na traseira, destacada pelas lanternas interligadas.

Nessa parte, o modelo traz a inscrição Hybrid, embora não seja um híbrido tradicional, no qual o motor elétrico é capaz de movimentar sozinho as rodas. No Sportage, um híbrido leve, o pequeno propulsor a bateria auxilia o 1.6 a gasolina.

O porta-malas de 562 litros traz abertura elétrica. No banco de trás, o passageiro do meio pode ficar bem acomodado, pois o assoalho é quase plano. O entre-eixos é de 2,68 metros.

Há saídas de ar e duas entradas USB do tipo C para os ocupantes dessa parte do carro, posicionadas no encosto dos bancos da frente.

Bem feito e com muito plástico emborrachado, o interior traz como destaque os detalhes de alumínio trabalhado, que lembra fibra de carbono. Os bancos são de couro e suede e há ajustes elétricos para os dois da frente.

Equipamentos

Kia Sportage 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sportage EX Prestige traz teto solar panorâmico e um sistema de telas duplas integradas, como o da Mercedes-Benz. Cada uma tem 12,3 polegadas. Nelas, estão o painel virtual personalizável a a central multimídia.

Chama a atenção uma função da câmera 360. No painel de instrumentos, ela projeta imagens da lateral tanto na direita quanto na esquerda, sempre que se aciona a seta para uma dessas direções.

A imagem tem alta resolução e longo alcance, aprimorando a segurança na hora de fazer conversões. O Sportage vem ainda com sistema semiautonômo de condução, formado pelo ACC e o leitor de faixas.

Esse recurso não tem apenas função de correção da direção. Ele é também capaz de fazer curvas sozinho. Ao motorista, basta manter as mãos no volante.

A central multimídia sensível ao toque traz Android Auto e Apple CarPlay (a conexão é com fio). Na frente, o modelo vem com duas entradas USB (uma do tipo A e outra do tipo C). Volante e bancos dianteiros trazem sistema de aquecimento.

Esses bancos têm também sistema de resfriamento. O ar-condicionado oferece duas zonas de temperatura.

Desempenho

A bateria que alimenta o pequeno motor elétrico do Sportage tem 48V e o propulsor faz função de coasting. No modo Econômico de condução (há ainda o normal e o esportivo), pode desativar o motor a combustão em algumas situações, contribuindo para melhorar o consumo.

De acordo com informações da Kia, o carro a gasolina faz 11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Os modos de condução atuam nas respostas da direção e do conjunto motor-câmbio, mas a diferença do normal para o esportivo é pouco sensível.

Na hora de acelerar, há uma certa lentidão nas respostas do 1.6 quando se pisa fundo no pedal da direita. Ele inicialmente dá uma leve engasgada, para depois finalmente embalar.

Isso pode ser ruim em uma via de pista simples repleta de caminhões (como aquela em que o Sportage foi avaliado), quando é necessário dar força ao pedal para fazer uma ultrapassagem.

As respostas são melhores quando os comandos ao pedal do acelerador são mais progressivos e o conta-giros é mantido acima de 2 mil rpm. Nesse caso, o Sportage não hesita antes de embalar.

O ajuste das suspensões independentes é voltado para o conforto, e o SUV oferece ótima absorção de impactos contra pisos imperfeitos.

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