Topo

Detector de fadiga identifica chineses de olhos fechados e cria mal estar

Xpeng P5 - Divulgação
Xpeng P5 Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

02/08/2022 15h04

Sistemas de monitoramento do motorista, que servem para aferir se a pessoa que dirige o carro está distraída ou adormecendo, estão encontrando problemas na China. Com uma dificuldade aparente para ler rostos e feições asiáticas, o equipamento da marca Xpeng tem sido criticado por confundir a forma natural do rosto de motoristas asiáticos com olhos completamente fechados.

Uma das vítimas do problema foi o blogueiro DerekTLM, que falou com seus 300 mil seguidores que seu Xpeng estava o julgando como distraído. Para incentivar bons hábitos de direção e evitar que os motoristas abusem da tecnologia de direção autônoma, a Xpeng dá 100 pontos - que são deduzidos por contravenções.

A cada 12 meses eles são redefinidos, no entanto se os pontos caírem para zero neste período, o motorista deve fazer um teste de segurança para restaurar seus 100 pontos. No caso de DerekTLM, ele perdia seus pontos injustamente. Por isso, ele postou uma foto, marcou a empresa e disse: "eu realmente tenho olhos pequenos, não adormeci enquanto dirigia!".

"Deixe-me repetir, meus olhos são pequenos, mas não estou dormindo ao volante. Nós, pessoas de olhos pequenos, não merecemos usar o Navigation Guided Pilot (NGP)? Se vocês não otimizarem esse problema, isso significa que aqueles com olhos pequenos não merecem usar o NGP?"

Outro blogueiro, Chang Yan, com 1,2 milhão de seguidores, afirmou que também teve problemas com a tecnologia DMS registrando incorretamente seu estado de alerta.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.