Topo

Relatos de golpe em Uber e 99 assustam passageiras; veja como se proteger

Colaboração para o UOL

28/07/2022 04h00

Desde que os aplicativos de transporte começaram a atuar no Brasil, são inúmeros os casos de crimes cometidos durante as corridas. Recentemente, viralizaram relatos de usuárias que alegam terem sido vítimas do "golpe do gás", quando o motorista utiliza algum gás tóxico para apagar a passageira. Apesar de nenhuma investigação ter sido conclusiva, mulheres relatam que estão redobrando a segurança ao entrar em carros de aplicativo.

É o caso da atendente Natália Souza, que passou a compartilhar a corrida com a família desde que os casos viralizaram. "Trabalho em um hospital e às vezes volto tarde para casa, nesses dias, uso o recurso do aplicativo para compartilhar o trajeto com meus pais ou minha irmã. Os relatos me assustam, mas ainda me sinto mais segura no Uber do que no ponto de ônibus tarde da noite", pondera.

Golpe do gás

Nos últimos meses, usuárias de diferentes estados relataram uma situação em comum em corridas da Uber e 99: depois de ouvir barulho de spray, sentiram tontura, como se estivessem dopadas. A investigação policial dos casos registrados, no entanto, não encontrou nenhum tipo de droga nos veículos ou nas passageiras.

Jamila Jorge Ferrari, delegada coordenadora das Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, explica que nos boletins de ocorrências em que o golpe é relatado nenhum crime de fato aconteceu, pois as passageiras conseguiram descer do veículo.

"Mas a gente sabe que existem vários registros de violência sexual, estupro de vulnerável e estupro por motoristas de aplicativo, inclusive há muitos motoristas que já foram presos. Por isso vale a pena recorrer às ferramentas de segurança do aplicativo", orienta.

Como se proteger

A delegada aponta a ferramenta de compartilhar o trajeto da corrida com alguém de confiança - recurso disponível no Uber e no 99 - como a mais efetiva. "Muitas vezes temos chegado ao eventual crime por conta desse recurso. A pessoa que está acompanhando a corrida percebe a demora, tenta falar com a vítima e, sem sucesso, aciona a polícia. Assim já foram presos muitos criminosos em flagrante", exemplifica a delegada.

Outra dica importante da delegada Jamila Ferrari é verificar se o motorista que se apresenta é o mesmo da foto no aplicativo, e se o modelo e a placa do veículo condizem com as informações da plataforma.

"Não se deve acreditar em desculpas, como estar com um carro diferente porque trocou recentemente. Motoristas não podem circular com veículo diferente do cadastrado. Se perceber algo estranho, peça para descer em um lugar seguro, como uma farmácia. Falando do golpe do gás, a recomendação de especialistas é utilizar máscara N95 - que protege contra substâncias tóxicas expelidas no ar - e abrir as janelas", recomenda.

Recursos das plataformas

Tanto a Uber quanto a 99 afirmam que segurança é uma prioridade, por isso investem em ferramentas para dar mais garantias aos usuários. Além de procedimentos de verificação da identidade e checagem de apontamentos criminais do motorista no período de cadastramento, a Uber informa que utiliza uma ferramenta de "verificação de identidade em tempo real", chamada U-Selfie. De tempos em tempos, o aplicativo pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar online.

Também há uma detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas no bate-papo do aplicativo. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.

Durante a viagem, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança. O recurso permite que usuários e motoristas parceiros possam compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem, além de oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ainda nesse botão também é possível acionar o recurso de gravação de áudio. Além disso, segundo a Uber, todas as viagens são registradas por GPS.

A 99 também tem recursos semelhantes. Há uma área chamada Assistente de Segurança, nela, o usuário pode, por exemplo, consultar as verificações de segurança do motorista, compartilhar trajeto com contatos de confiança, gravar o áudio da viagem, acionar monitoramento de corrida via GPS pela central de emergência da 99 ou ligar para a polícia.

Outra iniciativa é o Patrulha 99. Caso alguma anormalidade seja identificada durante a corrida, a Central de Segurança da empresa contata a polícia e aciona a Patrulha 99, uma equipe especializada que, em motocicletas ou carros, se desloca até o local para prestar suporte presencial para os usuários.

A 99 também oferece câmeras de segurança embarcadas no veículo, que possui lentes "olho de peixe", que proporcionam uma visão panorâmica do interior do veículo, além captar imagens no modo noturno, gravar som e acompanhar um botão físico, localizado em local sigiloso dentro do carro, que pode ser ativado em caso de necessidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.