Topo

Postos apostam na energia elétrica para sobreviver no futuro

Eletroposto Volvo Elektra - Murilo Góes/UOL
Eletroposto Volvo Elektra Imagem: Murilo Góes/UOL

Julio Cabral

Do UOL Carros, em São Paulo

27/07/2022 08h00Atualizada em 27/07/2022 09h03

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (27/07) da newsletter Carros do Futuro. Para receber esse e outros boletins no seu email, inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

********

Os postos de combustível parecem lucrar mais do que nunca, porém as perspectivas a longo prazo são um pouco menos positivas. A eletrificação dos carros vai exigir mudanças no modelo de negócios, e aqueles que se adaptam mais rapidamente têm a chance de conseguir não apenas sobreviver, mas também fazer isso com alguma folga.

Esse é um dos temas discutidos no ExpoPostos & Conveniência, evento que acontece em São Paulo até o dia 28 de julho. Trata-se de uma convenção dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil.

Para entender melhor o futuro dos postos, UOL Carros conversou com Roberto James, administrador, especialista em logística e consultor de negócios de petróleo e gás. De acordo com o especialista, nos próximos 10 anos, os postos no Brasil não serão os mesmos. As estações de recarga elétricas tomarão uma boa parte das bombas de combustível.

"O principal ponto é que os postos vão perder essa característica de serem apenas postos de combustível. Eles já estão no processo de se tornarem postos de serviço. Se o consumidor chegar no seu posto e a última coisa que ele for fazer for abastecer, você está bem, porém, se for a única coisa, você está condenado", afirma Roberto.

Segundo o especialista, "os postos vão passar a agregar mais serviços para manter o consumidor satisfeito, lembrando que o tempo é um dos maiores bens dele". O tempo de recarga será reduzido não apenas pelas novas tecnologias, o que acontecerá é que o motorista passará menos tempo, pois não terá o costume de completar as baterias por inteiro, ainda de acordo com Roberto.

Os custos de instalação das estações de recarga tendem a ser barateados ao longo dos próximos anos, além de ser amortizado pelo uso de energia solar, o que diminui o capital de giro necessário para a operação.

Facilidades de pagamento também fazem parte dessa nova jornada de consumo. Roberto também alerta que as regras do setor de energia solar podem mudar, além de ressaltar que a indústria petrolífera pode reagir com uma derrubada do preço do petróleo. Seria curioso ver a gasolina baixar.

*********

UOL Carros recomenda

Gasolina cara: veja 10 carros econômicos por menos de R$ 30 mil. Leia mais

Bombou nas redes

'L de ...': como é o carrão que Melody usou para provocar Anitta. Leia mais

Pior GPS do mundo põe seu carro na mão de bandidos e até sua vida em risco. Leia mais

****

MAIS SOBRE CARROS E AUTOMOBILISMO: NEWSLETTER DE FLAVIO GOMES

Todo domingo, Flavio Gomes escreve sobre a F1 e outras competições do automobilismo e relata bastidores de sua longa carreira como jornalista. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.