Topo

Sem pedais ou volante: GM e Ford pedem autorização para carros do futuro

Veículo autônomo Cruise Origin Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

22/07/2022 13h59

A corrida das montadoras para criar veículos autônomos segue a pleno vapor. Apesar de veículos sem motorista ainda aparentarem estar longe do presente, várias fabricantes já se preparam para um possível futuro com carros que dirigem sozinhos.

Agora, General Motors e Ford pediram oficialmente para a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA) para que puderem retirar pedais e volante de alguns de seus carros novos. Isso poderia significar até 5.000 veículos autônomos sem volantes ou pedais em vias públicas em um futuro próximo.

As duas montadoras se mostram confiantes em seus sistemas de direção autônoma e estão dispostas a colocá-los em vias públicas. A General Motors quer a aprovação para implantar 2.500 de seus veículos autônomos Origin. O modelo tem os bancos dianteiros voltados para trás, sendo um veículo que não foi projetado para ter controles manuais.

Já no caso da Ford, a marca não especifica qual veículo irá utilizar como parte de seu programa. Para a marca, "ter controles e comunicações de direção ativos introduziria um risco inaceitável à segurança" no modelo em questão. "A petição é um passo importante para ajudar a criar um caminho regulatório que permita que tecnologias autônomas amadureçam ao longo do tempo, eliminando controles e telas que são úteis apenas para motoristas humanos", completou a montadora.

Não é a primeira vez que uma montadora pede para produzir um veículo sem pedais e volante. Em 2018, a General Motors buscou uma isenção para testar um Chevrolet Bolt sem os controles. A proposta foi retirada em 2020, quando não foi aprovada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem pedais ou volante: GM e Ford pedem autorização para carros do futuro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mobilidade