Topo

Hyundai mostra novo veículo voador urbano e visa estreia comercial em 2028

Conceito de veículo aéreo da Hyundai-Supernal - Divulgação
Conceito de veículo aéreo da Hyundai-Supernal Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

20/07/2022 11h15

Empresa de mobilidade aérea do Hyundai Motor Group, a Supernal apresentou na Farnborough International Airshow, na Inglaterra, um novo veículo conceito. A aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais (eVTOL) foi projetada para viagens de passageiros dentro de cidades, com o início de voos comerciais programados para 2028 nos Estados Unidos. Europa e Reino Unido seguirão logo depois.

A cabine possui cinco lugares e foi criada inspirada em um helicóptero, com duas grandes portas nas laterais. Porém, o design exterior ainda não foi finalizado e é exibido no conceito apenas para fins de demonstração.

hyundai - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por dentro, os assentos estão na disposição 1+2+2, com joystick integrado na cadeira do piloto. Já para os passageiros, o interior oferece cintos de segurança e suporte de smartphones atrás dos bancos. Há também consoles centrais ajustáveis entre os assentos e telas sensíveis ao toque, com a maior delas atrás do assento do piloto.

hyundai - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para o projeto e sua cadeia de suprimentos, o Hyundai Motor Group está trabalhando com mais de 50 empresas afiliadas nos setores de automóveis, peças automotivas, construção, robótica e direção autônoma. A marca também assinou um Memorando de Entendimento com a Rolls-Royce com o objetivo de trazer propulsão totalmente elétrica e tecnologia de célula de combustível de hidrogênio para este mercado de mobilidade aérea.

A Hyundai não mencionou o preço-alvo para suas aeronaves, mas diz que visa que o custo do projeto seja cada vez mais acessível com o passar dos anos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.