Topo

Gasolina nas alturas: carro movido a energia solar ainda é um sonho

Aptera usa a energia solar de maneira mais eficiente - Divulgação
Aptera usa a energia solar de maneira mais eficiente Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 08h00

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (20/07) da newsletter Carros do Futuro. Para receber esse e outros boletins no seu email, inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

********

Antes restritos a protótipos, os carros auxiliados por energia solar começam a aparecer em projetos mais viáveis em termos de tamanho e performance. Os primeiros modelos do tipo foram criados como demonstração da tecnologia ou para competições de autonomia, mas sem o uso de baterias pesadas. Nada que chegasse ao ponto de um veículo comercialmente viável.

Para ser um automóvel viável para o dia a dia, é necessário chegar a um formato de carro de passeio, com espaço para pessoas, carga e performance competitiva em relação a outros modelos elétricos.

Algumas companhias já usam esse tipo de tecnologia em conceitos e prometem lançar comercialmente carros movidos a energia solar, porém, com baterias para armazenar a energia.

O uso de painéis solares na alimentação dos carros elétricos está restrito aos postos de recarga. Muitos utilizam a tecnologia para ajudar no objetivo de emissões de rodagem zero.

Mas os painéis solares têm baixa eficiência energética, a captura de energia e a conversão chega a 25%, no máximo. Não é por acaso que a maioria dos projetos de mercado continua a oferecer a opção de recarga na tomada. A pequena área disponível para a implementação dos painéis continua a ser um desafio.

Os grandes packs de baterias levariam dezenas de horas para serem carregados, isso na melhor das hipóteses. Fatores como incidência solar variável tornam a execução dos projetos ainda mais difícil, o mais provável é que tais veículos economizem parte da energia da bateria e recarga com o auxílio dos painéis solares, sem, contudo, serem movidos exclusivamente por eles.

A ampliação do alcance pela energia solar foi a solução utilizada pela Hyundai no Sonata Hybrid e pela Mercedes-Benz no EQXX. Entre os projetos mais pé no chão, a Aptera se destaca com seu modelo movido a energia solar, embora o carro tenha apenas dois lugares e abuse da aerodinâmica para drenar menos as baterias do que elétricos projetados sobre carros já existentes ou com formato convencional.

Fisker Ocean - Divulgação - Divulgação
Fisker Ocean promete ampliar a autonomia com o uso da energia solar
Imagem: Divulgação

A marca norte-americana Fisker é uma que tem um projeto a ser lançado: o Ocean. O SUV conta com painéis solares e pode acrescentar entre 2.400 a 3.320 km extras de autonomia por ano, segundo cálculos do fabricante. As entregas começam em 2023.

Mas o grande destaque vai para o Aptera. Produzido nos Estados Unidos, o carrinho de três rodas é alimentado com a ajuda da energia solar. Ele permite rodar mais de 1.600 km com uma carga e chega ao alcance máximo de 64 km somente no modo solar. Há um problema: trata-se de um veículo que mais parece uma nave espacial, sem oferecer espaço para mais de dois passageiros. As formas foram criadas para ajudar no consumo: o Aptera exige 30% da energia necessária para a locomoção de um elétrico normal. No entanto, não chega a ser um automóvel com alto grau de versatilidade.

O projeto recente da marca chinesa Tianjin é um protótipo de carro movido exclusivamente a energia solar que representa um belo estudo universitário sobre o tema, contudo, ainda está distante da viabilidade. A sua autonomia é limitada a 78 km, algo que não vai cobrir a autonomia representada por um veículo elétrico convencional. A velocidade máxima é de 79 km/h, algo que também limita a sua viabilidade comercial. Com tecnologia autônoma de direção, ele seria melhor aproveitado em circuitos curtos.

Por um lado, você pode contar com essa ampliação para adicionar alguns quilômetros diários e ter uma autonomia maior do seu modelo elétrico. Contudo, a atual eficiência dos sistemas ainda não é suficiente para criar um veículo convencional capaz de fazer tudo o que o seu carro faz. Por enquanto.

UOL Carros recomenda

  • Carro da 'mulher da casa abandonada' apodrece há mais de 20 anos na garagem. Leia mais
  • Adesivo antimultas: como truque barato virou arma dos maus motoristas. Leia mais

Bombou nas redes

  • Caminhoneira youtuber: "Me perguntam se gosto de mulher por ser motorista". Leia mais
  • Agora a Nasa vem: KaLicóptero tem origem revelada e só faz imaginação voar. Leia mais