Topo

Chineses criam veículo elétrico autônomo movido a energia solar

Veículo solar Tianjin - Reprodução
Veículo solar Tianjin Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

13/07/2022 14h22

A equipe chinesa Tianjin - formada por 42 empresas e três universidades - desenvolveu um veículo elétrico homônimo alimentado inteiramente por energia solar, sem a utilização de combustíveis fósseis ou fontes externas de energia.

Totalmente livre de emissões, o modelo tem 4.080 mm de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.811 mm de altura, segundo informações do jornal local Jinyun News.

Feito durante cinco meses, ele ainda tem entre eixos de 2.850 mm e peso de 1.020 kg. Com um módulo de 8,1 metros quadrados, seu sistema gera um máximo de 7,6 kWh de eletricidade por dia em um dia ensolarado. O carro é alimentado por uma bateria com densidade de energia de 330 Wh/kg, ficando com um alcance testado de 74,8 km.

A velocidade máxima do Tianjin é de 79,2 km/h, com cada 100 km percorridos significando uma redução de 25 kg de emissões de carbono. Sem volante, o elétrico ainda tem capacidade de condução autônoma, podendo dirigir automaticamente em rotas definidas pelo sistema.

Os criadores prometem ainda continuar avançando o projeto com pesquisas para melhorar as taxas de conversão de células solares.

O carro não é o primeiro a utilizar energia solar para se locomover. Em 2010, a chinesa BYD ofereceu uma versão de seu modelo F3DM com painéis solares montados no teto. Já no último mês, o holandês Lightyear 0 - também funcionando a energia solar - foi revelado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.