Topo

Audi deixa A3 Sedan mais potente para atender à legislação brasileira

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

08/07/2022 04h00

A nova geração do Audi A3 foi lançada no mercado nacional fim do ano passado, nas versões Sportback e Sedan. Agora, recebeu mudanças para se adequar à nova fase (L7) do programa brasileiro de redução de emissões, o Proconve. A marca passa a equipar os dois modelos com uma bateria de 48V, transformando-os em híbridos leves.

Nesses tipo de veículo, a bateria alimenta um pequeno motor elétrico que não é capaz de movimentar sozinho as rodas. Porém, auxilia o propulsor a combustão, sendo inclusive capaz de desativá-lo em algumas situações, como em descida. Esta função é conhecida como coasting.

O resultado é a redução do consumo e das emissões de poluentes. No caso do A3, também deu ao modelo potência extra, deixando-o mais rápido. Antes, o 2.0 turbo entregava 190 cv. Agora, são 204 cv, com o auxílio do pequeno motor elétrico.

Os preços também ficaram mais altos. O carro foi lançado no Brasil em novembro de 2021 a partir de R$ 229.990 para a versão S Line e R$ 264.990 para a Performance Black. Agora, os valores são de R$ 269.990 e R$ 289.990, respectivamente - válidos tanto para o hatch quanto para o sedã.

O A3 com a bateria de 48V já estava à venda desde março. Só agora, no entanto, a Audi anunciou seu lançamento. A marca também fez alterações no A4 e no A5 Sportback. Os modelos mantiveram suas baterias de 12V, mas com alterações para adequação ao Proconve.

Desempenho

O A3 foi testado em duas voltas no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. O objetivo da Audi era mostrar sua aptidão para acelerar. O modelo, avaliado na opção sedã, traz 30 mkgf de torque e câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens. A tração é dianteira.

Os modos de condução incluem o confortável, o econômico e o dinâmico, que prepara o sedã para entregar o máximo de esportividade. Não há, no entanto, mudanças na suspensão, apenas nas respostas do conjunto motor-câmbio e da direção.

Com sistemas eletrônicos para aprimorar a estabilidade, o A3 Sedan tem respostas precisas nas curvas, mas não esconde sua verdadeira aptidão: ser um carro confortável para o dia a dia. Tanto que a direção não fica tão mais firme no modo esportivo que no confortável. O peso aumenta, mas bem sutilmente.

Já as respostas do conjunto motor-câmbio ficam bem mais fortes no modo dinâmico. A rotação sobe e o A3 Sedan se mostra pronto para ser acelerado. As respostas são ágeis nas acelerações, retomadas e saídas de curvas. De acordo com a Audi, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.

Destaques do A3 Sedan

Todas as versões do A3 já saem de fábrica com faróis full-LEDs, central multimídia MMI (rápida, intuitiva e sensível ao toque) e painel de instrumentos virtual configurável. Outros destaques são a câmera traseira, o ar-condicionado com duas zonas de temperatura e a chave presencial.

Na versão de topo, há sistema de som premium e bancos esportivos dianteiros (com ajustes elétricos para o motorista). Essa opção traz ainda assistência às manobras de estacionamento e teto solar panorâmico.

Já os faróis Matrix antiofuscamento são opcionais para as duas versões (por R$ 8.500). A lista de extras para a opção Performance Black inclui ainda o sistema de som Bang&Olufsen (R$ 6.000) e o spoiler de fibra de carbono na traseira (R$ 12 mil).

Com 4,50 metros de comprimento, 1,43 m de altura e 2,63 m de distância entre os eixos, o A3 Sedan tem 425 litros de capacidade no porta-malas. O acabamento interno é requintado e a grade frontal larga e escurecida é o destaque do design.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.