Topo

Nada de motor antigo: novo Kia Sportage é flagrado e tem mecânica híbrida

Kia Sportage 2022 (Europa) - Divulgação
Kia Sportage 2022 (Europa) Imagem: Divulgação

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

04/07/2022 13h42Atualizada em 04/07/2022 14h45

O novo Kia Sportage foi flagrado pelo leitor Vinícius Amarante antes de chegar às concessionárias. As lojas já estão recebendo o SUV de nova geração, e uma das grandes novidades é a mecânica. Sai o veteraníssimo motor 2.0 aspirado e entra uma motorização híbrida.

Com lançamento oficial à imprensa marcado para os dias 27 a 29 de julho, o SUV estará disponível em toda a rede da Kia ainda nesta semana.

O Sportage Mild Hybrid tem motor 1.6 turbo de injeção direta, mas com o auxílio do sistema elétrico de 48V. Os chamados híbridos suaves contam com um super alternador, tecnologia que pode acionar outros sistemas e aliviar o trabalho do propulsor, além de dar um gás no desempenho, pois gera 17 cv extras. Ainda há em outros mercados a opção de híbrido convencional e também do tipo plug-in.

Flagra do novo Kia Sportage feito por leitor - Vinícius Amarante/Reprodução - Vinícius Amarante/Reprodução
Flagra do novo Kia Sportage feito por leitor
Imagem: Vinícius Amarante/Reprodução

Como é de praxe nos híbridos leves, o pequeno motor elétrico não é capaz de impulsionar o carro sozinho. Porém, o reforço é de respeito e o 1.6 turbo gera 180 cv e 27 kgfm - há ainda uma versão de 150 cv, mas essa não será trazida. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas, enquanto a tração é apenas na dianteira - também há configuração com tração 4X4 permanente.

A aceleração de zero a 100 km/h deve ser cumprida em 8,8 segundos, um nível de desempenho bom para a classe de SUVs médios.

As lojas já têm os dados das configurações e preços. Há duas versões: EX e EX Prestige, a primeira custa R$ 215 mil, um preço bem competitivo para a classe, não sendo muito distante do pedido por SUVs convencionais. Por sua vez, a EX top sai por R$ 250 mil. São valores que podem competir com o Jeep Compass sem medo.

A primeira já traz itens interessantes, tais como painel digital, banco do motorista elétrico, central multimídia de 8 polegadas, revestimento misto de couro e tecido, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis de LED, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de colisão frontal e de ponto cego.

A segunda traz painel digital e multimídia, ambos com 12,3 polegadas, câmera 360 graus com imagem 3D, controle de cruzeiro adaptativo (tem função engarrafamento), carregador de smartphone sem fio, rodas aro 19, revestimento de couro legítimo, bancos dianteiros elétricos, seletor giratório de câmbio, teto solar panorâmico, tampa elétrica do porta-malas, iluminação interna de LED.

Se você ficou interessado em um, fique sabendo que o primeiro lote já está reservado. Ou seja, seria necessário esperar por um novo lote, cuja previsão de entrega é em setembro. Os preços atuais são de lançamento, ou seja, podem ter aumentos até o faturamento da nova leva.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.