Topo

Carros por app: veja 4 novas opções para não ficar refém de Uber e 99

O mercado inova com aplicativos de caronas, com negociação de preços ou só para mulheres e crianças - Tom Morbey/Unsplash
O mercado inova com aplicativos de caronas, com negociação de preços ou só para mulheres e crianças Imagem: Tom Morbey/Unsplash

Paula Gama

Colaboração para o UOL

18/06/2022 04h00

Os aplicativos de transporte Uber e 99 fazem parte do dia a dia dos brasileiros, disponíveis em cidades de diferentes portes em todos os estados do país. Apesar da alta capilaridade, eles não são as únicas opções para quem precisa chamar um carro por celular.

Confira quatro aplicativos com a mesma funcionalidade, porém com experiências de uso completamente diferentes.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

InDriver

Disponível em diversas capitais e cidades brasileiras, o InDriver tem a proposta de ser até 20% mais barato do que as outras plataformas. A principal diferença é que o passageiro é quem dá o preço do percurso e, a partir da oferta, motoristas interessados no trajeto fazem contrapropostas ou aceitam a corrida.

Durante a negociação, o usuário recebe o perfil com informações de viagens e modelo de carro de todos os condutores que se interessaram por sua viagem e escolhe o que mais lhe agradar.

Para os motoristas, a empresa diz que a vantagem é que o pagamento feito à plataforma pelo serviço é menor do que o dos concorrentes, sendo de 9,5%, em média.

Lady Drive

Outro aplicativo de transporte com proposta diferente é o Lady Drive, que conecta motoristas mulheres a passageiras mulheres, crianças e idosos. Diferentemente do que acontece em outras plataformas, as viagens são previamente agendadas, e podem ser compartilhadas.

É possível escolher, por exemplo, compartilhar a viagem do filho com uma criança vizinha. Também há uma modalidade em que o transporte é feito somente por motoristas que são mães, para dar mais tranquilidade aos pais.

De acordo com o aplicativo, as viagens compartilhadas saem mais baratas do que trajetos únicos em plataformas concorrentes. O serviço está disponível em cem cidades brasileiras.

Waze Carpool

O Waze Carpool não é exatamente um serviço, mas um aplicativo de caronas, projetado para conectar pessoas que tenham destinos diários em comum ou parecidos, como moradores do mesmo bairro que trabalham em uma mesma região da cidade. O agendamento também é planejado e o preço é combinado entre o motorista e o passageiro, ou melhor, carona.

Na prática, o motorista disposto a dar caronas preenche um formulário com seu trajeto, que aparece para pessoas que desejam o transporte. A partir daí, combinam um preço justo e marcam um ponto de encontro. Está disponível em todas as cidades com cobertura do Waze.

Fast Car Rio

Disponível no Rio de Janeiro, o Fast Car Rio foi desenvolvido por motoristas de outros aplicativos, para otimizar os ganhos dos colaboradores. Diferente de Uber e 99, o condutor paga uma mensalidade para manutenção da plataforma, e não uma porcentagem sobre as corridas.

Para o usuário, a utilização é parecida com a das plataformas tradicionais, mas a empresa garante que as tarifas são mais baratas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.