Topo

Agora a Nasa vem: MerceFusca mostra que criatividade não tem limites

Mercedes CLK feito com base em um VW Fusca - Reprodução/Instagram
Mercedes CLK feito com base em um VW Fusca Imagem: Reprodução/Instagram

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

16/06/2022 04h00

Dizem que o brasileiro deveria ser estudado pela Nasa, mas parece que a criatividade automotiva não é exclusividade do nosso país. É o que bem prova essa curiosa mistura de Mercedes-Benz e Fusca - ou seria o contrário? O modelo, que foi repercutido em um perfil do Instagram, parece estar na Inglaterra, dado que o volante está no lado direito.

Vamos às informações que podemos ver por essa única foto. Aliás, nem é possível cravar com certeza o carro que está abaixo. Podemos imaginar que é um Fusca por alguns detalhes, mas sem confirmação. O tamanho do chassi doador é muito grande para um VW, contudo, não dá para subestimar a criatividade (e engenhosidade) do inventor.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Dá para notar que só sobrou a parte ao estilo Fusca, a carroceria vem de um Mercedes-Benz CLK de primeira geração, cupê e conversível que foram produzidos de 1997 a 2003. Não é exatamente um carro muito valorizado na Europa, então dá para explicar que não foi necessário gastar o que se gastaria aqui.

O CLK ficou "inteiro" quase que por completo, pois a sua parte frontal foi substituída por um enorme capô e grade igualmente avantajada. Alguns acham que é parecido com o PT Cruiser, mas o fato é que a peça ficou tão abrutalhada que mais parece a frente de um Peterbilt. O próprio parassol poderia ter vindo do caminhão norte-americano. Por sua vez, os faróis redondinhos Mercedes ficam posicionados bem abaixo.

O lado Fusca sobrevive na parte de baixo, onde estão os para-lamas redondos e a enorme soleira da porta, que também parece abrigar o escapamento. A harmonia passou longe desta criatura. Para compensar um pouco, o interior parece ser o do Mercedes. Isso inclui um porta-malas muito melhor do que o chiqueirinho do VW.

A questão é a motorização. O Mercedes contava com várias opções de propulsores na Europa e chegou a ser trazido para o Brasil em versões como a CLK 320 (3.2 V6 de 218 cv) e CLK 430 (4.3 V8 de 275 cv). É difícil saber se há um motor escondido naquele capô enorme.

Mercedes-Benz 130 - Mercedes-Benz/Divulgação - Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz 130 foi o Fusquinha da Mercedes
Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Se for mesmo do modelo da VW, não seria o único caso histórico de um Mercedes com jeito de Fusca. A marca alemã produziu, em 1934, o 130, um pequeno carro de motor traseiro e preço reduzido, mais ou menos como era o projeto do famoso carro do povo, que se diferenciava por ter motor refrigerado a ar e, claro, por ter se tornado um dos modelos mais famosos da história. Se ele estivesse aqui para ver o seu polêmico bisneto, será que o 130 teria um piripaque?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.