Topo

Novo VW Polo: peça surge à venda na web antes de carro estrear no Brasil

Anúncio do Mercado Livre traz para-choque erroneamente identificado como modelo 2022 e semelhante ao do Volkswagen Polo reestilizado já vendido na Europa - Reprodução
Anúncio do Mercado Livre traz para-choque erroneamente identificado como modelo 2022 e semelhante ao do Volkswagen Polo reestilizado já vendido na Europa
Imagem: Reprodução

Alessandro Reis e Marlos Ney Vidal

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2022 04h00Atualizada em 14/06/2022 11h16

A reestilização do Volkswagen Polo será lançada no Brasil no segundo semestre, provavelmente em setembro, reproduzindo parte das mudanças visuais e de conteúdo que o hatch compacto recebeu na Europa há pouco mais de um ano. Meses antes da estreia em nosso mercado, surgiu na internet o anúncio do que seria o para-choque traseiro do novo Polo brasileiro.

A peça foi colocada à venda no Mercado Livre por R$ 1.297 e estaria em Curitiba (PR). Segundo o vendedor, trata-se de um item usado e original "em excelente estado", com "garantia de alinhamento" e "já pronto para pintura" - embora já esteja pintado e exiba alguns arranhões.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Detalhe do 'olho de gato' do para-choque vendido no ML; vendedor diz que peça saiu de uma concessionária - Reprodução - Reprodução
Detalhe do 'olho de gato' do para-choque vendido no ML; vendedor diz que peça saiu de uma concessionária
Imagem: Reprodução

A julgar pelas fotos que acompanham o anúncio, o para-choque é parecido com o utilizado pelo Polo europeu, exibindo refletores abaixo dos furos dos sensores de estacionamento. Na base traz um aplique na cor preta, onde estariam as falsas ponteiras de escapamento em cada extremidade.

Este é o para-choque traseiro do novo Polo europeu; repare a semelhança com a peça anunciada na internet - Divulgação - Divulgação
Este é o para-choque traseiro do novo Polo europeu, que tem diferenças em relação à peça anunciada na web
Imagem: Divulgação

As imagens aparentemente não exibem nenhuma marcação da Volkswagen, como número de série ou algum código que permita identificar a peça. UOL Carros questionou a montadora a respeito, para saber se o para-choque é mesmo legítimo e como foi parar em um site de comércio eletrônico antes mesmo de o veículo chegar às concessionárias. Até agora, a empresa não se manifestou.

Sem revelar nossa identidade, perguntamos ao anunciante se o para-choque é importado e a razão de não trazer nenhum código aparente.

"Esse é do novo Polo mas encaixa perfeitamente no Polo normal. Essa peça foi comprada junto a concessionária aqui mesmo no Brasil. Essa peça a fábrica recebe um lote antes da chegada do veículo para fim de calibrar algumas máquinas", disse o vendedor.

Entramos em contato com algumas concessionárias da Volkswagen, segundo as quais as peças do Polo 2023 ainda não estão disponíveis no catálogo da fabricante.

O que já sabemos sobre o VW Polo 2023

Novo VW Polo 2023 é flagrado em testes no Brasil, ainda camuflado, antes do respectivo lançamento - Diogo Dias/Arquivo pessoal - Diogo Dias/Arquivo pessoal
Novo VW Polo 2023 é flagrado em testes no Brasil, ainda camuflado, antes do respectivo lançamento
Imagem: Diogo Dias/Arquivo pessoal

Lançada em setembro de 2017 e produzida em São Bernardo do Campo (SP), a geração atual do Polo está prestes a ser atualizada juntamente com o Virtus, sua variante sedã.

Por fora, o hatch irá ganhar modificações na dianteira e na traseira - supostamente, as lanternas do modelo europeu, que se prolongam até a tampa do porta-malas, não serão utilizadas no Polo brasileiro - que manteria as peças atuais, porém com nova disposição interna de luzes.

Já o Virtus terá visual parecido com o da versão indiana, que acaba de ser lançada no país asiático.

Sedã Volkswagen Virtus terá aparência parecida com a do modelo indiano, recentemente apresentado  - Divulgação - Divulgação
Sedã Volkswagen Virtus terá aparência parecida com a do modelo indiano, recentemente apresentado
Imagem: Divulgação

Quanto aos equipamentos, o hatch e o sedã compactos deverão incorporar, ao menos nas configurações mais caras, equipamentos já disponíveis nos SUVs Nivus e T-Cross, como frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Em relação à parte mecânica, a principal novidade será a oferta, pela primeira vez no Polo e no Virtus nacionais, de câmbio manual juntamente com motorização 1.0 turbo. O propulsor, no caso, terá a mesma calibração utilizada no falecido up! TSI, rendendo até 105 cv e 16,8 kgfm e trazendo transmissão de cinco velocidades.

Baseado no Polo 1.0 MPI, Polo Track chega em 2023 com missão de substituir o Gol, que sai de linha até ano que vem - Divulgação - Divulgação
Baseado no Polo 1.0 MPI, Polo Track chega em 2023 com missão de substituir o Gol, prestes a sair de linha
Imagem: Divulgação

Como já acontece atualmente, o mesmo motor também virá acompanhado de câmbio automático de seis marchas para render 128 cv e 20,4 kgfm máximos.

Em 2023, a Volks lançará o Polo Track, que terá visual exclusivo e será comercializado exclusivamente com o 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm, sempre acoplado à transmissão manual. Terá o papel de substituir o Gol como carro de entrada da marca alemã e será fabricado em Taubaté (SP).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no