Topo

Como Lexus pretende tornar carros mais seguros para ciclista e pedestres

Sistema de alerta de ciclista em ponto cego da Lexus - Divulgação
Sistema de alerta de ciclista em ponto cego da Lexus Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/06/2022 08h00

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (08/06) da newsletter Carros do Futuro. Para receber esse e outros boletins no seu email, inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

Aproveitando o Dia Mundial da Bicicleta, ocorrido em 3 de junho, a Lexus anunciou a introdução de um novo recurso de segurança para sua linha de veículos.

Visando proteger ciclistas, ele se trata de um sistema de monitoramento de ponto cego na traseira do veículo combinado com o novo sistema eletrônico de abertura de porta e-latch.

Assim, ele pode detectar os ciclistas ou pedestres próximos e notifica o motorista e os passageiros por meio de luzes e mensagens de áudio. Desta forma, há para todos uma chamada de atenção antes da saída do veículo no caso de tráfego

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O primeiro carro a vir com este sistema é o SUV de médio porte Lexus NX. Ainda terão o recurso o elétrico RZ e o novo RX.

Em 2015, a Lexus colocou seus principais recursos de segurança em um pacote. Ele é o Lexus Safety System +, que tem seu foco em sistemas de segurança preventiva, a fim de criar segurança na mobilidade de todos.

Ele inclui sistemas como anticolisão - que avisa o motorista em caso de colisão potencial - assistente de faixa, farol alto inteligente e assistente de sinalização de trânsito.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

UOL Carros recomenda

Capetinha: ladrões de carros fazem a festa com aparelho restrito a presídio. Leia mais

Como VW passou a ser investigada por trabalho escravo e tortura na Amazônia. Leia mais

Bombou nas redes

Sem dirigir, "Barbie brasileira" tem carro para manter estilo de vida. Leia mais

Nova CNH entra em vigor; confira 5 dúvidas que você precisa esclarecer. Leia mais