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5 coisas que seu carro tem para economizar combustível e você não usa

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 13h00

Dirigir de maneira econômica é indispensável nesses tempos de combustível caro, mas tem características e equipamentos que já vem de série em muitos carros e levam ao mesmo resultado. Desde que você os utilize, vale a pena lembrar.

Muitos são recursos considerados comuns em qualquer carro zero km, caso do computador de bordo, enquanto outros estão em muitos modelos recentes. Mas são poucos os que utilizam - corretamente ou não - esses itens. Confira cinco deles.

Pneus verdes

Os chamados pneus verdes se difundiram no mercado rapidamente. A promessa de maior economia de combustível foi a principal razão dessa rápida expansão entre os fabricantes. Só que nem sempre esse recurso é aproveitado como deveria ser.

Como o carro é capaz de rodar por mais tempo sem aceleração e também sem perder a velocidade de forma brusca, você pode rodar por centenas de metros sem usar o acelerador. É a vantagem do atrito menor. "O pneu verde foi desenvolvido durante aumento da exigência das novas metas de eficiência energética. Ele causa menos perdas de atrito, que geram calor pela deformação da banda de rodagem. Isso traz resultados, mas sempre está associado à calibração do pneu", explica Erwin Franieck, diretor-presidente do instituto SAE4Mobility.

Computador de bordo

Conferir o computador de bordo enquanto você está rodando pode não ser seguro, mas vale a pena checar o consumo instantâneo de vez em quando e, principalmente, o consumo médio por trecho rodado. Assim, você conseguirá até manter um histórico, algo que também é feito automaticamente por alguns automóveis equipados com centrais multimídias. "O computador de bordo lhe dá a opção de conferir o que influencia no consumo. Podem ser subidas, lombadas e a sua forma de dirigir. O melhor é a autonomia média, pois ela indica direito se a soma do que você está fazendo está dando certo", aconselha Erwin.

Torque em baixa

Nem sempre um carro atual conta com uma boa dose de torque a baixas rotações, porém, isso se tornou algo cada vez mais comum. O resultado é bom para o bolso, pois você pode rodar sem acelerar tanto em situações em que o torque inteiro não seja exigido, algo comum em deslocamentos com pouco peso a bordo. "O seu consumo está ligado ao quanto você exige do seu motor. Acelerar gradativamente e chegar ao torque máximo de rotações de dois a três mil, é o melhor consumo, mas varia de motor a motor. Com um carro aspirado, você consegue variar seu consumo em até 30%. Em um turbo, que a forma de direção é mais abrupta, dá para alcançar 50% de variação de consumo", analisa o especialista.

Escalonamento do câmbio

Tanto câmbios manuais quanto automáticos agora têm relações mais longas Imagem: Divulgação

Aproveite também o escalonamento longo dos câmbios mais novos para rodar de maneira mais relaxada. O alongamento do diferencial e das marchas se tornou norma, o que acontece com maior intensidade nos novos motores turbocomprimidos, que entrega muito mais torque em baixa e não exige muita carga de aceleração. "Via de regra, os câmbios automáticos normais ou CVT têm mais marchas para garantir a melhor eficiência do consumo possível. Quando você troca as marchas, dá para fazer a mesma coisa. Sempre que você tiver a possibilidade de rodar entre 1.500 e 2.000, faça isso", aconselha o especialista.

Start-stop

Start-Stop Imagem: Divulgação

Nem todos os carros novos contam com o recurso, uma vez que nem todo mundo adotou o uso do equipamento no Brasil. Muitos se queixam do motor desligar e ligar sozinho em paradas, pode ser pelo desligamento do ar-condicionado, mas nem sempre.

Contudo, é inegável que uma economia de até 10% no consumo de combustível é sempre bem-vinda. Caso seu carro possua o item, dê uma chance para ele. "No ciclo normal de uma cidade urbana ele pode gerar até 10% de economia, segundo as medições, frente ao número de consumo quando você está parado e consumindo. Depende do trajeto, se tiver muito tráfego e faróis", encerra Erwin.


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