Topo

Chefe diz que Mercedes estava "bêbada" quando aprovou carro com motor de F1

Mercedes AMG One - Divulgação
Mercedes AMG One Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2022 10h27

Anunciado em 2017 durante o Salão de Frankfurt, o hipercarro da Mercedes - o AMG One - chamou bastante atenção na época por ter um conceito bastante único. O modelo contaria com uma unidade de potência derivada da utilizada pela montadora na Fórmula 1.

Ele teria um motor a combustão 1.6 litro V6 turbo e um sistema híbrido com dois motores elétricos, gerando ao todo mais de 1.000 cv de potência. Porém, trazer o modelo do papel para o mundo real foi extremamente difícil. Seu lançamento já foi adiado por diversas vezes e nenhuma unidade foi entregue ainda.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Chefe-executivo da Mercedes, Ola Källenius, deu uma declaração curiosa sobre o projeto do AMG One.

"A equipe da AMG e seu braço AMG High Performance Powertrain Fórmula 1 vieram até nós cerca de quatro anos atrás e disseram 'temos uma ótima ideia, vamos colocar um motor de Fórmula 1 em um carro de rua'", disse Källenius ao site Autocar.

"Vou ter que voltar para verificar a ata da reunião, mas tenho certeza de que estávamos bêbados quando dissemos sim."

Uma das dificuldades enfrentadas pelo time técnico da montadora alemã foi fazer com que o trem de força atendesse aos padrões de emissões WLTP, que exigem o uso de um filtro de partículas de gasolina.

Porém, Källenius disse que terá novidades sobre o modelo "em algumas semanas". Com 275 unidades custando US$ 2,4 milhões (R$ 11,5 milhões) cada, a chefe de marketing da montadora, Bettina Fetzer, anunciou que a Mercedes vai divulgar um "documentário muito honesto" sobre o projeto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.