Topo

Cuidado com o frio: saiba como não ficar na mão na hora de ligar o carro

O frio é um dos grandes rivais do carro flex abastecido com etanol Imagem: Shutterstock

Rebecca Vettore

Colaboração para UOL

20/05/2022 04h00

Quem nunca teve problemas para ligar o carro em manhã fria? Isso acontece especialmente com carros movidos a etanol, e não é incomum. Para evitar essa dor de cabeça, deixe a revisão do automóvel em dia e observe os quatro pontos abaixo para garantir uma partida suave.

Bateria

A bateria é um dos componentes que tende a sofrer bastante nos meses de frio. É mais difícil dar a partida, porque o óleo do motor fica mais denso quando a temperatura cai e o propulsor precisa de mais força para dar o start.

Se a bateria estiver fraca, a partida vai demorar ou pode até não acontecer. A solução é trocar o componente.

Fique de olho em qualquer sinal de que a bateria está com uma vida útil no fim - rola uma oscilação na intensidade das luzes do painel e dos faróis durante a partida, por exemplo.

E em caso de falha na partida, não insista. Tentar ligar o motor não vai resolver. Pelo contrário, pode encharcar as velas.

Caso precise verificar a bateria, aproveite para cuidar do alternador, que é o responsável pela carga.

Velas de ignição

As velas são as responsáveis por gerar a faísca que provocar a explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros, mas elas têm a vida encurtada quando entram em contato com combustível de baixa qualidade ou adulterado.

Quando não estão funcionando com capacidade total, as velas podem dar as famosas "engasgadas" e fazer com que o carro perca o desempenho em acelerações e retomadas.

Nestes casos, verifique as velas a cada 10 mil km e, acima de tudo, siga as recomendações do manual de instruções do fabricante do veículo. Quando trocar as velas, aproveite para trocar os cabos.

Tanquinho

Modelos mais antigos de carro têm um reservatório (tanquinho) para gasolina para partidas a frio. É importante mantê-lo abastecido com gasolina de boa qualidade (premium), que deve ser trocada a cada 90 dias, mesmo que tenha sido pouco utilizada.

Óleo

Quando estiver frio, evite acelerar demais na hora da partida. A baixa temperatura faz o óleo fica "mais grosso" e a pressa não vai ajudar. É preciso paciência até que ele atinja um grau e uma viscosidade ideais para lubrificar todo o conjunto por igual.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cuidado com o frio: saiba como não ficar na mão na hora de ligar o carro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meu carro