Topo

Fechaduras de carros da Tesla são facilmente hackeadas, diz empresa

Carros da Tesla - Reprodução
Carros da Tesla Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2022 13h50

Pesquisador de segurança cibernética da empresa britânica de segurança NCC Group, Sultan Qasim Khan diz que há um hack capaz de destrancar e ligar carros da Tesla, como Model 3 e o Model Y - que possuem entrada sem chave. Isso é possível ao redirecionar as comunicações Bluetooth entre o celular do proprietário do carro, ou as chaves, e o carro. Assim, pessoas de fora podem enganar o sistema.

Em um vídeo divulgado à agência Reuters, Khan é visto usando um pequeno dispositivo de retransmissão em um laptop que conecta o Tesla e o telefone do proprietário do Tesla.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Isso prova que qualquer produto que dependa de uma conexão BLE confiável é vulnerável a ataques, mesmo do outro lado do mundo", disse a empresa se referindo à tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), usada por milhões de carros e fechaduras inteligentes.

O exemplo foi feito em um Tesla Model Y, entretanto o NCC Group disse que qualquer fechadura inteligente pode ser aberta usando a tecnologia, incluindo residenciais. A empesa também disse que essa vulnerabilidade não é algo que possa ser consertado com correções remotas no software.

"Os sistemas nos quais as pessoas confiam para proteger seus carros, casas e dados privados estão usando mecanismos de autenticação de proximidade Bluetooth que podem ser facilmente quebrados com hardware barato de prateleira", falou a empresa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.