PUBLICIDADE
Topo

Volkswagen Gol faz aniversário com 1,8 milhão de unidades em SP

Volkswagen Gol 2011 - Digulgação/Volkswagen
Volkswagen Gol 2011 Imagem: Digulgação/Volkswagen

Em São Paulo (SP)

17/05/2022 16h55

Um levantamento de Detran-SP mostra que existem no estado de São Paulo 1,8 milhão de unidades do Volkswagen Gol, que completa 42 anos. O carro, que substituiu o Fusca, foi o mais vendido do Brasil entre os anos de 1987 e 2014. Só a capital tem 415.917 unidades, com Campinas e Guarulhos vindo atrás, com 42.557 e 40.635 unidades, respectivamente.

Lançado em 1980 como "O Carro dos Novos Tempos", o Gol chegou com o conjunto motriz do Fusca, com unidade 1.3 e câmbio manual de quatro marchas. De lá até aqui, sete gerações foram lançadas, com apelidos que perduram até os dias de hoje, como "Batedeira", "Quadrado" e "Bolinha".

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A última geração do modelo foi lançada em 2018. Personalidades, como os jogadores Neymar e Túlio Maravilha, além do ator Sylverter Stallone e Gisele Bündchen, fizeram campanhas publicitárias para o carro.

Por sua longevidade, o modelo conquistou muitos seguidores durante os anos e clubes e vários entusiastas. O mecânico Rodrigo Miyake, de 45 anos, conta que sempre foi apaixonado pelo Gol e o tinha como "xodó". Rodrigo é um dos administradores do Clube do Gol G3.

"Começamos o clube pelo Facebook e depois fomos para o Instagram. Nos encontramos algumas no ano para reunir a galera e trocar experiências e ideias", disse.

Um encontro do Clube do Gol G3 deve ocorrer ainda este ano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.