Topo

Não faça como Gusttavo Lima: por que rodar na reserva detona seu carro

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2022 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h10

Gusttavo Lima quase ficou sem combustível ao rodar com seu Mercedes-Benz nesta semana, conforme ele revelou nos stories do Instagram. Na publicação, o cantor sertanejo brincou com o risco de sofrer pane seca em meio ao trânsito e também criticou o preço da gasolina: ele gastou quase R$ 600 para completar o tanque do seu possante, cuja capacidade é de 80 litros.

Dono de uma frota de automóveis de luxo, Gusttavo não passa aperto para abastecer seus veículos. Contudo, com a gasolina nas alturas, muita gente tem adotado o hábito de rodar constantemente na reserva e isso não faz nada bem ao veículo - de acordo com especialistas consultados por UOL Carros.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além disso, a famosa pane seca rende multa e pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme prevê a legislação de trânsito.

De acordo com Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), tanque totalmente vazio pode danificar vários componentes - dentre eles, a bomba de combustível.

"A bomba de combustível deixa de ser refrigerada, ou seja, o tanque não tem liquido o suficiente para manter a temperatura da bomba e aos poucos ela vai superaquecendo e impedindo o funcionamento correto do veículo", explica

Além disso, destaca Feliciano, dirigir com o ponteiro na reserva pode entupir os bicos injetores, complementa.

O especialista ressalta que a reserva do veículo não é um reservatório à parte e, quando a respectiva luz no painel acende, a quantidade de combustível restante varia de acordo com o modelo do carro.

Segundo ele, pode variar entre cinco e dez litros - a informação consta do manual do proprietário.

Feliciano recomenda manter o volume próximo ou acima de 1/4 da capacidade total do tanque.

"Evite ficar na reserva".

Tanque vazio faz carro beber mais

Com grana curta, muitos têm abastecido com pouco combustível; tanque na reserva é prejudicial - Getty Images - Getty Images
Com grana curta, muitos têm abastecido com pouco combustível; tanque na reserva é prejudicial
Imagem: Getty Images

Além do risco de pane seca, o costume de rodar com o tanque na reserva eleva o consumo de combustível, destaca Everton Lopes, mentor de energia a combustão da SAE Brasil.

"O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível. A taxa de perda por evaporação, portanto, sobe".

A influência no consumo não será perceptível imediatamente, mas cobrará seu preço a médio e longo prazo.

Também vale destacar que o vapor proveniente do tanque, traz sérios riscos à saúde - tanto que, a partir de 2023, começa a implementação gradual da válvula ORVR em todos os veículos flex e a gasolina vendidos no Brasil.

O equipamento bloqueia o retorno desses gases durante o abastecimento e os aproveita na combustão do motor.

Pane seca também rende multa

Tanque na reserva eleva risco de parada do motor por falta de combustvel e multa por infração de trânsito - iStock - iStock
Tanque na reserva eleva risco de parada do motor por falta de combustvel e multa por infração de trânsito
Imagem: iStock

Se um agente de trânsito flagrar você parado com o tanque vazio, isso poderá pesar no seu bolso.

Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo), explica que a pane seca é tipificada como infração no Artigo 180 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Segundo o especialista, a penalidade para quem tem o veículo imobilizado na via por falta de combustível é multa para infração de natureza média, no valor de R$ 130,16, mais quatro pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, está prevista a remoção do veículo até que ele seja regularizado - ou seja, abastecido.

Além das penalidades mencionadas, se o carro ficar parado em um local irregular, o que é frequente nesses casos, poderão ser aplicadas mais multas.

Posso comprar combustível em garrafa PET?

Quem já sofreu pane seca provavelmente já deixou o carro estacionado e, munido de uma garrafa PET, dirigiu-se a pé ou de carona até um posto para comprar alguns litros de combustível apenas para rodar alguns quilômetros e completar o abastecimento.

No entanto, a prática hoje é proibida.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), desde 28 de março de 2020 está em vigor a Portaria 141/2019 do Inmetro, publicada em março do ano passado e que estabelece o RTQ (Regulamento Técnico da Qualidade) para embalagens reutilizáveis no mercado varejista de combustíveis automotivos.

"É possível adquirir combustíveis nas embalagens certificadas pelo Inmetro nos termos da referida portaria", diz a agência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.