Topo

"Extintores de pneus": como gangue inglesa vem assustando donos de SUV

SUV tem pneu esvaziado por grupo de ativistas na Inglaterra - Reprodução
SUV tem pneu esvaziado por grupo de ativistas na Inglaterra Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2022 13h16

Um novo movimento vem ganhando força no Reino Unido. Os chamados Tyre Extinguishers (extintores de pneus, em um trocadilho com 'fire extinguishers', ou extintores de incêndio) têm esvaziado pneus de SUVs na rua. Eles são ativistas climáticos que querem "causar medo" nos proprietários dos carros "consumidores de gasolina".

De acordo com eles, pneus de 3 mil veículos foram esvaziados em todo o país desde março. Recentemente, a polícia alertou que não irá "tolerar as ações" do grupo - que já atuou em Londres, Brighton, Manchester, Liverpool, Edimburgo, Sheffield e Cambridge. Eles ainda alertam que pretendem atuar em mais cidades.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Queremos causar medo em qualquer um que dirija um enorme SUV poluente em uma cidade do Reino Unido", disse Marion Walker, porta-voz do grupo, à Sky News.

"Chega um ponto em que pedir educadamente e protestar deixa de funcionar, e é hora de agir, de sabotar as máquinas que estão nos matando. Alguns do nosso número são pessoas que vivem perto de estradas poluídas e movimentadas, lentamente sufocadas por bebedores de gás. Outros são ciclistas que quase foram mortos por um SUV muitas vezes. Estamos todos unidos pela ciência de que os SUVs são um desastre climático".

Do outro lado, Carly Bateman, de 28 anos, acabou tendo seu SUV Skoda Yeti com o pneu esvaziado pelo bando e criticou: "eu entendo a mensagem por trás disso e entendo que eles estão tentando fazer algo de bom - mas também acho que está sendo feito de forma realmente irresponsável".

Sofrendo ameaças de morte, a ativista Walker diz ser alvo dos "frágeis egos masculinos que possuem esses carros e como eles são apegados a eles por seu senso de identidade".

"Nossas simpatias estão com os milhões de pessoas que morrem de causas relacionadas às mudanças climáticas."

Entretanto, a polícia diz que esse tipo de comportamento não será tolerado. "Qualquer ocorrência desse tipo é inaceitável", falou o inspetor Nicky Stuart.

SUVs consomem cerca de 20% mais combustível do que um carro de tamanho médio devido ao seu tamanho. Na última década, os modelos superaram a aviação e se tornaram a segunda maior causa do aumento dos níveis de CO2. Porém, mesmo com alertas sobre as mudanças climáticas, vendas de SUVs cresceram 10% entre 2020 e 2021 e representam cerca de 45% de todos os veículos novos vendidos globalmente no ano passado, segundo a Agência Internacional de Energia.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.