Topo

Youtuber usa carrões para abordar mulheres: "Testando interesseiras"

Reprodução/ Canal Maiki 021
Imagem: Reprodução/ Canal Maiki 021

Carolina Barros Lopes

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 04h00

O youtuber Maiki da Silva Moraes, conhecido como Maiki 021, acumula mais de 13 milhões de inscritos em seu canal. O influenciador faz sucesso nas redes sociais com conteúdo controverso, em especial vídeos em que aborda mulheres para supostamente mostrar o interesse delas por homens com carros de luxo.

Denominados como "testes de mulheres interesseiras", os vídeos parecem ser pré-combinados e mostram Maiki abordando moças desconhecidas com carros humildes, oferecendo carona ou chamando-as para sair. Quando o convite é recusado, ele volta a encontrá-las dirigindo veículos de luxo de marcas como Porsche, BMW e Audi, refazendo sua proposta para avaliar a reação delas.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Os conteúdos têm em média 100 mil visualizações e contam com títulos como "Interesseira me beijou só para andar de BMW" e "Caçando interesseira na praia de R8".

A inspiração para as supostas pegadinhas são vídeos realizados no exterior em canais semelhantes, em especial o HoomanTV.

Youtuber assedia mulher com carrão - Reprodução/ Canal Maiki 021 - Reprodução/ Canal Maiki 021
Trecho retirado de vídeo em que youtuber aborda mulher com Porsche Panamera
Imagem: Reprodução/ Canal Maiki 021

"Parece uma armação, mas se a pessoa sentir um constrangimento pode se considerar assédio", diz a advogada e pesquisadora sobre problemas de gêneros Raquel Xavier Braga. "O problema é banalizar o assédio, o caso é uma situação de preconceito e um estereótipo nocivo em que ele provoca a situação para tirar a vantagem".

Vale ressaltar que o artigo 216-A do Código Penal Brasileiro afirma que o assédio se configura a partir do constrangimento com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, tendo como pena por violação da lei detenção de 1 a 2 anos.

"Afirmo que é violência contra mulher por ter sido gravado sem autorização, ou seja, sem consentimento, tendo violação de privacidade", afirma Carine Ross, especialista em diversidade e inclusão feminina. "A versão em inglês é a mesma situação, a fala é bem semelhante. Acredito que seja uma réplica de conteúdo americano."

Verdade ou fake?

Youtuber aborda mulheres usando carros de luxo - Reprodução/ Canal Maiki 021 - Reprodução/ Canal Maiki 021
Imagem: Reprodução/ Canal Maiki 021

As duas especialistas ouvidas pela reportagem questionam a veracidade das abordagens. Para elas, os encontros mostrados são forjados para trazer mais visualizações ao canal.

"Se for encenado, é algo programado para estereotipar e induzir o público a achar que ela é interesseira, criando uma personagem", afirma Carine. "Se for real, pode se configurar como assédio, já que há um ataque à dignidade da pessoa. Caso seja uma montagem há um problema ainda maior, a banalização do assédio com o fortalecimento de um estereótipo feminino".

"Reforça os discursos sociais de que mulheres que usam roupas curtas devem ser maltratadas. Assim, existindo mulheres que merecem ser maltratadas e outras que devem ser tratadas bem", completa.

Raquel Braga também questiona a veracidade das abordagens, mas destaca a possibilidade de ação judicial a quem se sentir prejudicada. "Se não for armação, a mulher abordada na rua dessa maneira deve buscar um advogado para reparação pelos danos no Judiciário", orienta.

Por outro lado, Carine questiona a responsabilidade das plataformas e redes sociais na publicação e divulgação de vídeos com este tipo de conteúdo.

"Qual o papel do próprio YouTube? As redes sociais como Instagram e Facebook poderiam ficar mais atentas aos discursos de ódio contra mulheres. É uma violência subjetiva e sutil, que abre portas para comportamentos agressivos contra mulheres. É papel do próprio YouTube e de outras redes sociais fiscalizar e banir, quando necessário, qualquer tipo de produção que ultrapasse os limites éticos", conclui.

O UOL Carros tentou contato com Maiki através sua assessoria, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.