Topo

Nunca emplacado: como Fiat 0 km parado por 35 anos em fazenda voltou à vida

Fiat fabricado em 1987 foi resgatado em fazenda na Argentina; apesar de ofertas, novo proprietário diz que não irá vendê-lo - Reprodução/Instagram
Fiat fabricado em 1987 foi resgatado em fazenda na Argentina; apesar de ofertas, novo proprietário diz que não irá vendê-lo Imagem: Reprodução/Instagram

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/05/2022 04h00

O resgate de um Fiat 147 Spazio 1987 praticamente zerado, ainda com os plásticos nos bancos e coberto de poeira, deu o que falar recentemente. Com pouco mais de 700 km rodados no hodômetro e ainda sem placas, a joia estava guardada no celeiro de uma fazenda na Argentina, após integrar o estoque de uma concessionária da Província de Santa Fé, na Região Nordeste do país vizinho.

Nunca registrado nos seus 35 anos de vida, o clássico foi adquirido pelo empresário Alexis Monti, que há cerca de dois anos virou notícia em UOL Carros ao comprar um lote de Fiats e veículos da Alfa Romeo nunca rodados e que ficaram guardados durante três décadas nos arredores de Buenos Aires.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Detalhe da quilometragem no painel; Fiat 147 Spazio nunca recebeu placas nos seus 35 anos de existência - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Detalhe da quilometragem no painel; Fiat 147 Spazio nunca recebeu placas nos seus 35 anos de existência
Imagem: Reprodução/Instagram

No ano passado, ele também comprou duas picapes Ford em condição semelhante, guardadas como "poupança" contra a hiperinflação. Especializado em garimpar carros antigos em estado de novos, Alexis conta que já recebeu uma enxurrada de ofertas por seu Spazio CL 1100 vermelho, mas alega que ao menos agora não pretende passá-lo adiante.

"Esse carro era um sonho e não quero vendê-lo. Tentei fechar negócio por ele há uns seis meses, sem sucesso. Contudo, o dono anterior mudou de ideia e agora me procurou, dizendo que precisava do dinheiro", relata o empresário, sem mencionar o valor desembolsado, em entrevista ao canal do YouTube "A Toda Velocidad".

Bancos ainda mantêm os plásticos com os quais o Fiat Spazio saiu da fábrica: interior 'impecável' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bancos ainda mantêm os plásticos com os quais o Fiat Spazio saiu da fábrica: interior 'impecável'
Imagem: Reprodução/Instagram

Proprietário da loja Kaskote Cars, localizada em Temperley, na Região Metropolitana da capital argentina. Monti diz que está providenciando o registro e o emplacamento do Fiat e não precisou de muito trabalho nem de muito dinheiro para fazê-lo rodar novamente - após longo tempo de inatividade.

Além da necessária troca de fluidos e da substituição da bateria, restou pouco a ser feito.

Já limpo, Fiat 147 Spazio traz pintura totalmente original, diz atual dono, que pretende ficar com o carro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Já limpo, Fiat 147 Spazio traz pintura totalmente original, diz atual dono, que pretende ficar com o carro
Imagem: Reprodução/Instagram

"´Fiz uma higinenização detalhada e mandei lustrar a pintura. Hoje, basta dar um toque no arranque que o motor liga imediatamente. Além de ter rodado muito pouco, o carro sempre teve a proteção de um teto e não ficou exposto aos efeitos do sol e da chuva", destaca na entrevista.

De acordo com Alexis, o interior do veículo está impecável e tudo nele é original de fábrica, inclusive a pintura - a carroceria não tem amassados nem pontos de ferrugem. O hatch, cujo modelo também foi fabricado e comercializado no Brasil, preserva o manual, o livreto da garantia e até as chaves reserva.

Cadê o manial e as chaves reserva? Itens originais acompanham o agora clássico até os dias de hoje - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cadê o manial e as chaves reserva? Itens originais acompanham o agora clássico até os dias de hoje
Imagem: Reprodução/Instagram

"Nenhuma peça foi trocada. Nas poucas vezes em que rodei com o Spazio, pessoas vêm perguntar se ele já foi restaurado e recebeu retoque na pintura. De fato, é um carro que não se vê todo o dia", conclui, orgulhoso.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.