Nunca emplacado: como Fiat 0 km parado por 35 anos em fazenda voltou à vida
O resgate de um Fiat 147 Spazio 1987 praticamente zerado, ainda com os plásticos nos bancos e coberto de poeira, deu o que falar recentemente. Com pouco mais de 700 km rodados no hodômetro e ainda sem placas, a joia estava guardada no celeiro de uma fazenda na Argentina, após integrar o estoque de uma concessionária da Província de Santa Fé, na Região Nordeste do país vizinho.
Nunca registrado nos seus 35 anos de vida, o clássico foi adquirido pelo empresário Alexis Monti, que há cerca de dois anos virou notícia em UOL Carros ao comprar um lote de Fiats e veículos da Alfa Romeo nunca rodados e que ficaram guardados durante três décadas nos arredores de Buenos Aires.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
No ano passado, ele também comprou duas picapes Ford em condição semelhante, guardadas como "poupança" contra a hiperinflação. Especializado em garimpar carros antigos em estado de novos, Alexis conta que já recebeu uma enxurrada de ofertas por seu Spazio CL 1100 vermelho, mas alega que ao menos agora não pretende passá-lo adiante.
"Esse carro era um sonho e não quero vendê-lo. Tentei fechar negócio por ele há uns seis meses, sem sucesso. Contudo, o dono anterior mudou de ideia e agora me procurou, dizendo que precisava do dinheiro", relata o empresário, sem mencionar o valor desembolsado, em entrevista ao canal do YouTube "A Toda Velocidad".
Proprietário da loja Kaskote Cars, localizada em Temperley, na Região Metropolitana da capital argentina. Monti diz que está providenciando o registro e o emplacamento do Fiat e não precisou de muito trabalho nem de muito dinheiro para fazê-lo rodar novamente - após longo tempo de inatividade.
Além da necessária troca de fluidos e da substituição da bateria, restou pouco a ser feito.
"´Fiz uma higinenização detalhada e mandei lustrar a pintura. Hoje, basta dar um toque no arranque que o motor liga imediatamente. Além de ter rodado muito pouco, o carro sempre teve a proteção de um teto e não ficou exposto aos efeitos do sol e da chuva", destaca na entrevista.
De acordo com Alexis, o interior do veículo está impecável e tudo nele é original de fábrica, inclusive a pintura - a carroceria não tem amassados nem pontos de ferrugem. O hatch, cujo modelo também foi fabricado e comercializado no Brasil, preserva o manual, o livreto da garantia e até as chaves reserva.
"Nenhuma peça foi trocada. Nas poucas vezes em que rodei com o Spazio, pessoas vêm perguntar se ele já foi restaurado e recebeu retoque na pintura. De fato, é um carro que não se vê todo o dia", conclui, orgulhoso.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.