Topo

Ford e GM doam à Ucrânia 50 picapes cada por ajuda humanitária

Carregamento de Ford Ranger para ajuda humanitária na Ucrânia - Reprodução
Carregamento de Ford Ranger para ajuda humanitária na Ucrânia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/05/2022 11h59

Ford e General Motors anunciaram que doaram 50 veículos e milhares de dólares para a Ucrânia, que segue vivendo uma crise humanitária devido à invasão da Rússia. O anúncio de que 50 novos modelos da Ford Ranger, oriundos da fábrica da marca na África do Sul, desembarcaram no país na semana passada foi feito pelo CEO da companhia, Jim Farley.

Não foi especificado como as picapes serão utilizadas, entretanto a General Motors levou também 50 unidades do Chevrolet Tahoe em uma doação semelhante. A marca anunciou que o envio ocorre após o governo ucraniano entrar em contato com a montadora para solicitar veículos grandes para transportar pessoas para fora da zona de guerra.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Tivemos uma equipe internacional começando a trabalhar nisso", disse George Svigos, porta-voz da GM, ao Detroit Free Press.

"Os veículos serão usados para auxiliar com ajuda humanitária na região. A decisão de doar veículos foi tomada a pedido da Embaixada da Ucrânia em Washington."

Os veículos militares chegaram à Ucrânia pelo centro de logística militar polonês em Rzeszow, Polônia, que fica perto da fronteira com o país. Desta forma, por se tratar de um envio similar, as Ford Rangers deverão ser usadas da mesma maneira.

Além de sua doação de recursos original, a GM ainda igualou o total de doações feitas por seus funcionários canadenses, de US$ 20 mil, e as doações feitas por seus funcionários norte-americanos, de US$ 50 mil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.