Topo

Entre estrada e likes, filha de 20 anos repete Sheila Bellaver com caminhão

Gabrielly Franciscon, caminhoneira youtuber filha de Sheila Bellaver - Reprodução
Gabrielly Franciscon, caminhoneira youtuber filha de Sheila Bellaver Imagem: Reprodução

Carolina Barros Lopes

Do UOL em São Paulo (SP)

28/04/2022 04h00

O amor pelo volante é algo que passa de geração em geração na família de Gabrielly Franciscon. Com apenas 20 anos de idade, a caminhoneira e youtuber encara as estradas brasileiras trilhando os mesmos caminhos de sua mãe, a também motorista e influenciador Sheila Bellaver.

A profissão ainda é bem recente para ela. A menina completa um mês de estrada no fim de abril a bordo de um Scania da frota de seu padrasto. Entre viagens do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, normalmente com cargas de alface e peixes, esbanja orgulho de sua profissão e de sua mãe.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Lagoa Vermelha é uma cidade pequena, então a vizinhança desacreditava que a mãe alcançaria o sonho dela de ser caminhoneira. Ela correu atrás, batalhou muito. Quando eu tinha 6 anos, lembro de ir no guidão da bicicleta da minha mãe até o trabalho dela. Ela fazia faxina e eu aguardava até finalizar o trabalho", conta Gabrielly.

Gabrielly concluiu o ensino médio, mas optou por não cursar faculdade. Antes da escolha, ela chegou a sonhar em cursar Direito, mas decidiu seguir sua paixão pelos gigantes das rodovias. Além de caminhoneira, a jovem segue os passos da mãe também como influenciadora. No Instagram já são 506 mil seguidores, enquanto seu canal no Youtube tem 106 mil inscritos.

"Passei por muitas críticas nas minhas redes sociais, as pessoas falavam que era mais produtivo eu ir estudar."

Sheila Bellaver presenteou a filha com as duas habilitações, de carro e de caminhão, mas antes de ter sua CNH em mãos Gabrielly já sabia dirigir. Ela conta que aprendeu aos 15 anos no Volkswagen Santana de seu pai, veículo que posteriormente ganhou de presente. "Pegava o carro escondido e saia para dirigir". Com 17 anos, já estava apaixonada por conduzir caminhões.

Ainda nova na profissão, Gabrielly conta que tem sido respeitada nas estradas e que não passou por situações de assédio. Segundo a influenciadora, ser filha de Sheila Bellaver ajuda a afastar esse tipo de abordagem.

"Nunca sofri preconceito em relação a minha decisão em ser caminhoneira. O pessoal da cidade achava legal por minha mãe ser famosa e eu seguir com a profissão dela", disse a caminhoneira. "Hoje em dia as coisas mudaram, as mulheres estão sendo mais aceitas na profissão. Porém, nos respeitam um pouco mais porque somos conhecidas na área".

Gabrielly conta que está em um relacionamento há apenas sete meses, mas revela que o namorado costuma se incomodar com o vestuário que costuma aparecer nas estradas (e nas publicações). "Às vezes ele reclama quando uso roupas curtas para dirigir", comentou.

Tendo Sheila como grande exemplo, Gabrielly só não quer repetir os passos da mãe em uma coisa: ter filhos cedo.

"Não sei se quero ter filhos, me sinto pressionada quando se trata da maternidade, sou muito nova", afirmou a influenciadora. "Essa vida é uma correria, como vou criar um filho dentro de um caminhão e como paro minha vida para cuidar de um filho? Não deixaria de ser caminhoneira para ter um filho. Sou muito nova para tomar uma decisão."

Mesmo apaixonada pela profissão que escolheu, a youtuber espera que os demais membros de sua família não sigam o exemplo da matriarca. Atualmente Sheila Bellaver está grávida, mas Gabrielly torce para que a futura irmã escolha outra profissão para seguir

"Não quero que ela seja caminhoneira, é uma profissão muito perigosa, só fazemos porque somos loucos. Como minha mãe terá 100% do tempo para criar a minha irmã, espero que ela influencie a menina a ser muito inteligente e estudiosa".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.