Topo

Drive My Car: Saab 900 Turbo é estrela de filme vencedor do Oscar

Saab Turbo de Drive My Car - Divulgação
Saab Turbo de Drive My Car Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

28/03/2022 12h39

Na noite de ontem (28), durante a entrega do Oscar nos Estados Unidos, o filme "Drive My Car" (sem tradução no Brasil) foi premiado na categoria de melhor filme estrangeiro, além de ter concorrido como melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado.

Um dos personagens que mais aparecem no filme é o Saab 900 Turbo. O modelo foi um dos carros mais populares da marca sueca que também tinha uma divisão de aviões - ainda existente - diferentemente da divisão de veículos que foi encerrada.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Saab Turbo de Drive My Car - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Durante o filme, o carro "interage" com os personagens, Yûsuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) e Misaki (Tôko Miura). Misaki é a motorista responsável por levar Kafuku para todo lado após perder a visão durante a direção de uma peça teatral em Hiroshima.

O carro foi criado nos anos 1970. Ele surgiu em 1979 com opções de duas ou quatro portas e ganhou destaque por usar turbo, mas ser ainda assim um carro relativamente comportado.

O motor quatro cilindros de 2 litros com 8 válvulas rendia 145 cv e 23,5 mkgf e já contava com injeção. A transmissão era manual de quatro marchas.

Com esse conjunto, o Saab 900 Turbo tinha velocidade máxima de 190 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Já focado em racionalidade, tinha tração dianteira, apesar do caráter esportivo.

No ano seguinte, ele ganhou um câmbio de cinco velocidades e motores com mais tecnologias, melhorando consumo e desempenho. Em 1984, ganhou um motor de 16 válvulas, turbo e intercooler.

Nessa configuração, o desempenho chegou aos 175 cv, ganhou barras estabilizadoras e até um pacote aerodinâmico mais eficiente. Assim, ele chegava aos 210 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Entre as inovações com o passar do tempo, ele também recebeu freio a discos ventilados e até uma reestilização de meio de vida, além da variante conversível e dos freios ABS em 1989. Ele é um dos carros mais vendidos e conhecidos da Saab, muito pela fama que o motor turbo fez para ele.

O filme que estreou em algumas salas de cinemas do Brasil no dia 17 de março chegará também a plataforma de streaming MUBI a partir do dia 1º de abril de 2022.

Saab Turbo de Drive My Car - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros