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Ram 3500: veja preços, versões e como anda a maior picape do Brasil

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/03/2022 15h51

A Ram está aumentando sua gama no Brasil aos poucos. Depois de nova geração da 2500 e da chegada da esportiva 1500 Rebel, a marca traz a 3500, maior modelo da marca - e maior picaoe vendida oficialmente no País.

Posicionada acima de picapes médias como Toyota Hilux, a Ram 3500 chega importada do México em três versões Laramie, Laramie Night Edition e Longhorn.

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Uma das novidades é a possibilidade de ter a quinta roda, que é o sistema de reboque fixado no centro da caçamba na versão de topo. Possibilidade porque o comprador pode escolher pelo sistema ou as Ram Box, compartimentos posicionados nas laterais da caçamba, equipados com tampa e trava elétrica. Nas variantes mais básicas, só é possível contar com as Ram Box.

Preços e versões

  • Laramie: R$ 484.990
  • Laramie Night Edition: R$ 509.990
  • Longhorn: R$ 529.990

Motorização e nova suspensão

Ram 3500 Longhorn - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sob o capô, ela é equipada com o mesmo motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros em linha que equipa a 2500. A diferença está nos números e na adoção do sistema de Arla 32.

Ele passou por uma nova calibragem que oferta 377 cv a 2.800 rpm e 115 kgfm a 1.700 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades e o sistema de tração tem seletor eletrônico de 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida.

Outra novidade é o sistema de suspensão traseira. Para atender a capacidade de reboque de nove toneladas ou mesmo de carga que é de 1.752 kg, ela substituiu o conceito com molas helicoidais pelo de feixa de molas, usado também na Strada ou em caminhões, que é mais robusto.

Equipamentos

Ram 3500 Longhorn - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em termos de equipamentos, a Ram 3500 traz de série em todas as versões faróis full-LED, alerta de ponto cego, retrovisor eletrocrômico, sistema de cancelamento de ruídos, câmeras 360 e de caçamba, controle eletrônico de estabilidade com função reboque e central multimídia de 12 polegadas.

A versão Night Edition adiciona ao pacote retrovisor digital, que se transforma em câmera ao toque em um botão, controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e alerta de saída da faixa de rodagem com correção.

O sistema de som passa a ser da grife Harman Kardon, o estribo sob as portas tem acionamento elétrico e se recolhe, tem faróis com máscara negra, para-choques na cor da carroceria, interior preto e bancos traseiro e laterais aquecidos, além de acabamento escurecido nos cromados.

Para a versão Longhorn, a lista adiciona ainda faróis de LEDs Matrix, que aciona individualmente cada ponto de LED para acender ou apagar, ganchos de reboque cromados, grade exclusiva, rodas com desenho exclusivo e acabamento interno com madeira de verdade e couro legítimo.

Como opcional, a versão Longhorn conta ainda com a pintura de biton, ou "saia e blusa", como é conhecido no Brasil, que custa R$ 10 mil extras.

Primeiras impressões

Ram 3500 Longhorn - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de não vir com o aguardado rodado duplo na traseira, que a Ram optou não trazer por uma questão de tamanho excessivo para as vias brasileiras, a 3500 continua muito imponente.

Na versão Longhorn, o acabamento que mistura madeira, couro e detalhes em um tom de dourado anodizado é diferente do que se espera. Se a primeira impressão é que a combinação pode ser cafona, ao vivo ela é bem agradável, além de ter muita qualidade nos detalhes.

Essa coisa mais tradicional se mistura a enorme central multimídia de 12" com Android Auto e Apple Carplay e GPS integrado, além de pode espelhar aplicativos como Waze na tela, e o painel de TFT com tela de 7" que pode contar com diversas funções.

Mesmo as pessoas mais altas parecem um baixinho ao lado da picape e usar o estribo para subir não é opcional, é mandatório. Os bancos dianteiros para "americanos grandes" parecem mais poltronas com aquecimento, função presente também no volante multifuncional.

Para quem vai atrás, a definição de um carro para cinco pessoas é real. Há muito espaço para as pernas, ombros, joelho e cabeça. Quem vai sentado no meio não sofre com o famoso túnel central porque ele não aparece ali.

A picape traz ainda um sistema modulável no banco traseiro que permite levantá-los e criar um espaço livre na área para carregar cargas grandes ou como foi comentado no lançamento, colocar um colchonete e dormir dentro da picape.

Como na 1500 Rebel, a 3500 tem um console central gigante e modulável. Ele permite guardar um notebook de 15" deitado dentro da área, além de ter diversos porta-objetos pequenos e profusão de entradas USB espalhadas pela área dianteira e traseira da cabine.

Pelo tamanho e peso, a Ram 3500 exige habilitação do tipo C para ser guiada e também vem com tacógrafo de série, o que retirou o sistema de carregamento de celular por indução presente na 1500.

Para que todo e qualquer motorista, sem distinção de tamanho ou altura, possa guiar a picape, além dos ajustes elétricos de altura e distância do banco, ela tem ajuste de altura manual no volante e elétrico para a distância dos pedais.

Atrás do volante, o cuidado com as dimensões avantajadas, especialmente ao fazer curvas, é preciso até pegar a mão da picape. São 6 metros de comprimento, 2,12 m de largura com um entre-eixos de 3,7 m. Ou seja, no espaço cabe um Fiat Mobi com seus 3,5 e ainda sobra espaço.

O comprimento e o peso de 3.600 kg deixam as reações lentas, mas previsíveis atrás do volante. A suspensão, mesmo em um exercício de slalom, mantém a picape no lugar e estável.

O motor com torque sempre presente cresce rápido para os padrões de tamanho da picape. Mas não é na aceleração que se vê do que ela é capaz e fica surpreso, mas sim nos exercícios propostos.

No primeiro, atrás do volante tivemos a oportunidade de rebocar um trailer feito sob encomenda com espaço para cavalos e uma casa que pesa quase 8 toneladas e a picape, usando tração 4x2, não tomou nem ciência do peso que estava afixado na quinta roda.

Com a função Tow/Haul acionada, a calibragem de entrega de torque fica mais amansada para que nas acelerações o carro não dê trancos, gerenciando o acelerador e o câmbio.

Se isso não fosse suficiente, rebocar um trator de 9 toneladas também foi uma opção. Nessa vez, já com a 4x4 reduzida ligada, não era nem preciso pisar no acelerador para que a picape saísse da imobilidade, usando baixa velocidade para mover e trazer o trator consigo.

Com o contato, ainda que breve, ficou claro que não há nada tão imponente à venda no Brasil quanto a picape grande com números e capacidades tão absurdas quantos sua própria imagem e dimensões.

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