Topo

Agora a Nasa vem: com gasolina a R$ 8, triciclo movido a lenha vira solução

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

19/03/2022 04h00Atualizada em 21/03/2022 18h01

Dizem que o brasileiro abusa da criatividade para se adaptar a situações desfavoráveis - tanto que deveria ser estudado pelos cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana . Isso vale para o aumento no preço da gasolina.

A julgar por um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais, um cidadão se virou para acabar com a dependência do petróleo nos seus deslocamentos.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A gravação, feita aqui em nosso País, mostra um homem pilotando um triciclo artesanal movido a vapor e abastecido com lenha. Se a tecnologia não é nova, ela foi abandonada como opção de transporte factível há muitos anos em ao menos boa parte do mundo.

O projeto faz parte do canal no YouTube "Professor Pardal Brasil", de um homem que se identifica como Joel e mora no interior de Minas Gerais. UOL Carros tentou contato com o dono do canal, mas não obteve resposta até o momento.

No respectivo canal, o "professor pardal" mostra como fez toda a montagem do seu triciclo, desde a criação do motor para trabalhar a vapor até ele começar a funcionar.

A Nasa Vem: triciclo movido a lenha - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de não ser emplacado, o veículo é utilizado em pequenos trajetos na cidade, onde grava suas pequenas viagens, deixando fumaça de vapor para trás e o som de que lembra uma locomotiva antiga.

Para os leitores mais novos, que talvez nunca tenham visto um veículo a vapor, vale explicar é preciso ter uma caldeira para ferver água e gerar vapor, que é armazenado sob pressão, gerando o movimento de pistões que traciona o triciclo.

No caso específico, o veículo de três rodas utiliza um chassi tubular criado especialmente para o projeto e rodas de bicicleta, o que garante leveza e, consequentemente, menor esforço para vencer a inércia e tirar o veículo da imobilidade.

E aí, você trocaria o seu carro atual por um veículo movido a vapor em tempos de gasolina chegando a custar mais de R$ 8 o litro no Brasil?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.