Topo

Gasolina cara? Veja 8 combustíveis alternativos, do chocolate à água do mar

Gasolina mais cara e mais poluente: outros combustíveis promissores e inusitados chamam atenção - Getty Images/iStock
Gasolina mais cara e mais poluente: outros combustíveis promissores e inusitados chamam atenção Imagem: Getty Images/iStock

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

18/03/2022 04h00

A Petrobras anunciou na última semana um novo reajuste no preço dos combustíveis. Mas enquanto os novos valores da gasolina vêm causando prejuízo ao bolso do brasileiro, a corrida para criar combustíveis alternativos segue acelerada, com ideias que vão desde chocolate derretido até gases de esgoto.

Na última semana a Petrobras realizou um aumento de 24,9% no diesel, 16% no gás de cozinha e 18,7% na gasolina. A justificativa pela alta foi o avanço das cotações do petróleo nos mercados globais em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Com a alta no valor dos combustíveis tradicionais se torna imprescindível buscar alternativas à gasolina e ao diesel. Veja abaixo 8 combustíveis alternativos que você nem sabia que existiam.

Chocolate

chocolate - Getty Images - Getty Images
Chocolate em barra, além de guloseima: combustível
Imagem: Getty Images

Que o chocolate é uma deliciosa fonte de energia ninguém duvida, mas transformá-lo em um combustível alternativo é realmente algo bastante fora do comum. Pensando em reduzir a emissão de gases que causam pouco impacto no meio ambiente, a empresa britânica especializada em biocombustíveis Ecotec decidiu criar o combustível derivado do chocolate.

A fabricação consiste em derreter o chocolate e transformá-lo em um líquido de cor escura, depois ele é colocado em uma espécie de misturador com 100 ml de metanol e um pouco de hidróxido de potássio. O resultado é um combustível de aparência similar ao mel.

Esse combustível alternativo usa a mesma tecnologia criada por Rudolf Diesel, que foi inventor do motor a diesel movido a óleo de amendoim.

Água do mar

mar - Spencer Selover/ Pexels - Spencer Selover/ Pexels
Onda, onda, olha a onda virando combustível!
Imagem: Spencer Selover/ Pexels

O nosso planeta é coberto por 70% de água salgada, então por que não transformar esse líquido em energia para motores com alto desempenho? Um grupo de pesquisadores da Universidade Stanford se debruçou na ideia de transformar a água do mar em combustível alternativo, e as pesquisas estão bastante avançadas.

A primeira tecnologia utilizada para criar esse combustível consistia em retirar dióxido de carbono da água do mar e transformá-lo em um líquido inflamável. Mas recentemente, com o uso de nanotecnologia, foi possível criar um material que consegue tirar o hidrogênio dos oceanos, produzindo energia livre de resíduos contaminantes.

Esgoto

esgoto - iStock - iStock
Os gases liberados pelo esgoto também podem ser convertidos em combustível
Imagem: iStock

Outra alternativa que pode parecer menos agradável que as outras é a utilização de gases que são liberados no processo de decomposição do esgoto. Essa tecnologia inclusive já é utilizada aqui no Brasil a partir de uma parceria entre a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e uma empresa alemã.

Através da tecnologia criada entre elas é possível captar e filtrar os gases que são liberados no processo de decomposição do esgoto e extrair metano, que pode ser usado para alimentar motores movidos à combustão.

Borra de Café

borra de café - iStockphotos - iStockphotos
Café, uma deliciosa fonte de combustível
Imagem: iStockphotos

Assim como o chocolate, o café também é para muitos uma deliciosa fonte de energia. A startup inglesa Bio-Bean conseguiu transformar a borra do café em biocombustível.

Os resíduos recolhidos pela empresa são transportados para uma fábrica de processamento onde máquinas secam a borra e extraem o óleo que é utilizado como biocombustível de carbono neutro para carros e caminhões. A ideia foi desenvolvida em parceria com a Shell e a Argent Energy.

Urina

urina - iStock - iStock
Pois é. Até mesmo a urina pode se transformar em combustível de hidrogênio
Imagem: iStock

A cientista Gerardine Botte, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, tornou-se especialista em transformar urina em combustível de hidrogênio. Produzida pelo corpo, a urina possui dois compostos que são fonte de hidrogênio: amônia e ureia. Ao se colocar um eletrodo e aplicar uma corrente suave nesse líquido, o gás de hidrogênio produzido poderia ser usado para alimentar uma célula de combustível.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a tecnologia possui um sistema que funciona de forma semelhante à eletrólise da água, "um processo que se utiliza para produzir hidrogênio".

Bacon

bacon - Gresei/Getty Images/iStockphoto - Gresei/Getty Images/iStockphoto
Bacon: da frigideira para o tanque de uma motocicleta
Imagem: Gresei/Getty Images/iStockphoto

Outro combustível que entra para a lista de deliciosas alternativas foi produzido pela americana Hormel Foods. A empresa do ramo alimentício pegou uma motocicleta modelo Track T-800 e a modificou de forma que ela recebesse apenas biodiesel puro. A moto é abastecida com um biodiesel extraído do óleo de cozimento do bacon.

Algas

algas - Getty Images - Getty Images
As algas ganharam atenção de diversos cientistas por seu potencial energético
Imagem: Getty Images

Dentre as diversas opções de matérias-primas para produção de biocombustíveis, as algas vêm sendo tratadas com muita atenção por cientistas, pois oferecem várias vantagens em relação às outras alternativas já utilizadas.

Com mais de 30 mil espécies conhecidas, as algas podem crescer em uma grande variedade de ambientes e condições. No processo de produção, elas são processadas em elevadas temperaturas até se tornarem um óleo que serve como combustível.

Maconha

maconha - Getty Images - Getty Images
Não é só para... tratamentos, claro. A maconha também pode se transformar em um excelente biodiesel
Imagem: Getty Images

Essa é uma das opções mais surpreendentes da lista. Tirando proveito do potencial oleaginoso das sementes da maconha, o programa Polymer, da Universidade de Connecticut, nos EUA, criou um biodiesel utilizando o óleo das sementes da planta.

Esse combustível alternativo já chegou a ser testado na década de 1930 por Henry Ford, o pai do automóvel moderno, que fez um carro que queimava óleo de cânhamo.