Topo

Gasolina cara: 5 truques das montadoras para o seu carro beber menos

Start-Stop é uma das tecnologias que montadoras criariam para tornar seus veículos mais eficientes; veja outros "truques" abaixo - Divulgação
Start-Stop é uma das tecnologias que montadoras criariam para tornar seus veículos mais eficientes; veja outros 'truques' abaixo Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2022 04h00

Ao que tudo indica, a gasolina não irá baixar de preço tão cedo. Portanto, escolher um carro que tenha baixo consumo é fundamental para quem cuida do próprio bolso. Você sabia que, nos últimos anos, as montadoras têm criado "truques" que ajudam a tornar seus carros menos gastões?

São diversos os métodos para conseguir melhora no consumo de combustível e atender exigências legais cada vez maiores em prol de veículos eficientes.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Para isso, elencamos algumas das ideias que surgiram para atingir esse objetivo - algumas das quais você pode nem imaginar.

Pneus verdes

Chevrolet Onix  - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Especialmente para os carros compactos, os pneus verdes se tornaram uma unanimidade e praticamente todas as marcas adotaram o conceito para ajudar a reduzir o consumo dos seus produtos.

Pneus verdes se diferenciam dos convencionais por conta da menor resistência à rolagem - ou seja, eles "giram" mais facilmente no contato com o solo. A técnica consiste na adoção de uma porcentagem maior de sílica na construção dos pneus.

Apesar de ter menor resistência à rolagem, os pneus não ficam devendo em aderência e segurança durante o uso ou sob condições adversas, como em piso molhado.

Portanto, reduzem o consumo, mas não perdem consistência em outras questões importantes.

Câmbio mais longo

Uno Mille Economy - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outro truque que já foi usado bastante em carros nacionais é alongar a relação da última marcha do câmbio. Um dos modelos mais conhecidos do mercado passou por isso: o Fiat Mille.

Na versão Economy do modelo, que depois foi oferecida também no Palio, o carro tinha uma relação de marchas mais longas para conseguir oferecer um melhor consumo com o mesmo trem de força - na época, o motor 1.0 Fire de até 66 cv.

Quem também usou o mesmo "truque" para conseguir uma melhoria de consumo foi a Volkswagen com o Gol Ecomotion, uma versão mais simples do conceito do Bluemotion que foi aplicado no Fox e no Polo. Em comum, todos trazem diferencial final mais longo.

Grade ativa do radiador

grade ativa do Chevrolet Spin - Divulgação - Divulgação
Grade ativa do Chevrolet Spin
Imagem: Divulgação

Outra tecnologia, essa presente em carros mais caros, mas também disponível na Chevrolet Spin, é capaz de fazer o carro beber menos.

A tecnologia de grade ativa funciona automaticamente e abre ou fecha as respectivas aletas quando necessário. Leva em conta velocidade do carro e a temperatura do sistema de arrefecimento.

Quando ela fecha e impede a passagem de ar para o radiador, o arrasto é reduzido e melhoram a aerodinâmica e o consumo.

Start-stop

Fiat Uno Evolution 2015 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Odiado por muitos, o sistema start-stop é outra tecnologia criada para ajudar no consumo de combustível. Ela desliga o motor em pequenas paradas, como em semáforos ou em cruzamentos.

Para funcionar, o sistema tem uma bateria diferente, que aguenta esse liga e desliga sem perder a capacidade de recarregar, e um alternador mais potente.

De acordo com algumas marcas, o sistema gera até 15% de economia de combustível no longo prazo.

Alternador inteligente

Renault Duster Oroch 4x4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Você pode não saber, mas recarregar a bateria do carro também consome combustível, por conta do movimento do alternador, acionado por correia conectada ao motor.

Mas um alternador inteligente, como o usado pela Renault nos seus modelos, ajuda a economizar combustível. O sistema, batizado de ESM pela marca francesa, é um pequeno regenerador de energia, como dos carros da F1.

Quando o motorista tira o pé do acelerador, situação na qual o motor deixa de consumir combustível, mas segue girando, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta a carga sem consumo já que não "rouba" energia durante as acelerações.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros

  • Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: