Topo

Murilo Rosa x seguradora: cliente pode ser cobrado após pagar a franquia?

Murilo Rosa acertou traseira de Civic e teria bancado a franquia do seguro; mesmo assim, seguradora cobra ressarcimento - Reprodução
Murilo Rosa acertou traseira de Civic e teria bancado a franquia do seguro; mesmo assim, seguradora cobra ressarcimento Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/03/2022 04h00Atualizada em 10/03/2022 10h13

Uma seguradora entrou na Justiça para cobrar de Murilo Rosa R$ 13.274,41 referentes ao conserto de um Honda Civic, cuja traseira foi atingida há cerca de um ano pelo Range Rover então conduzido pelo ator. Rosa já teria pagado R$ 2.959,34 relativos à franquia do seguro do sedã japonês, o que levanta a dúvida: a cobrança é justa e tem respaldo legal?

Segundo apuração de Splash, a ação judicial é movida pela Tokio Marine e o Honda foi atingido enquanto o respectivo motorista aguardava a abertura de um semáforo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A notícia foi publicada originalmente pelo jornalista Ancelmo Gois no jornal "O Globo".

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A empresa solicita o reembolso integral do dinheiro gasto para reparar o sedã, alegando que, segundo as leis de trânsito brasileiras, quem bate na traseira de outro veículo é o responsável pelo acidente. Na ação, que tramita na 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca, a Tokio Marine alega que "o motorista que causou o acidente desrespeitou a distância segura para trafegar em via pública".

Salvo exceções, motorista que bate na traseira de outro veículo é considerado responsável pelo acidente - Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/AE - Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/AE
Salvo exceções, motorista que bate na traseira de outro veículo é considerado responsável pelo acidente
Imagem: Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/AE

UOL Carros consultou o advogado Paulo H M de Sousa, especializado em direito civil, para esclarecer de quem é a razão no caso. Para começar, o especialista confirma que há uma "presunção jurídica", respaldada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), de que quem bate na traseira de outro veículo é culpado.

"Sei de pelo menos um caso no qual o condutor deixou de ser responsabilizado judicialmente, ao provar que bateu na traseira de outro carro após o respectivo motorista fazer uma mudança brusca de faixa. Contudo, foi uma exceção", analisa o advogado.

Sousa acrescenta que a Tokio Marine tem direito legal de reivindicar do responsável pela batida o reembolso dos custos do conserto.

"O Código Civil prevê o direito de a seguradora receber essa compensação, embora a cobrança posterior ao pagamento da franquia não seja comum. No caso, por se tratar de uma pessoa conhecida, acredito que foi mais fácil identificar, em tese, o responsável".

Não sabemos se o Range Rover de Murilo Rosa também era coberto por seguro na época do acidente, tampouco se o SUV foi reparado e como esse conserto foi custeado.

Siga o UOL Carros no

Segundo o Splash, a Tokio Marine não tem interesse em chegar a um acordo com o ator, enquanto Rosa não enviou um posicionamento até agora.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.