Topo

Carro elétrico: 62% dos brasileiros têm interesse em ter um na garagem

Caoa Chery Arrizo 5e - Divulgação
Caoa Chery Arrizo 5e Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2022 08h00

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (08/03) da newsletter Carros do Futuro. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Cada vez mais se difundindo mundo afora, o conceito do carro elétrico vem também a cada dia entrando mais no mercado e na sociedade do Brasil. Atestando isso, um novo levantamento do site iCarros diz que 62% das pessoas compradoras têm intenção de adquirir um modelo elétrico no futuro. Foram consultadas mais de 100 mil pessoas ao longo do mês de janeiro e a margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Apenas no primeiro mês de 2022, mais de 2.500 veículos elétricos foram emplacados, o que corrobora o bom crescimento deste setor. O número representa 93% de alta frente aos emplacamentos de janeiro de 2021, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A frota de elétricos no Brasil é de 80 mil veículos, um número que a associação espera que cresça para 100 mil no segundo semestre de 2022.

Por outro lado, ainda segundo o iCarros, agora dando conta do cenário de veículos a combustão, mais de 79% dos participantes da pesquisa informaram que pretendem priorizar um veículo usado como próximo carro, e mais de 80% têm a intenção de fazer a aquisição neste ano.

Para 42%, a melhor condição de compra no momento é no plano de financiamento, com valor não passando de R$ 40 mil.

A pesquisa evidencia o momento bom do mercado de usados, com mais de 15 milhões de modelos sendo comercializados em 2021 - resultado 17,8% superior ao verificado em 2020.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

UOL Carros recomenda

Lata Velha: reforma comportada abre nova fase após processos e reclamações. Leia mais

Opala raro dispensa placa preta no Brasil para virar atração de TV nos EUA. Leia mais

Bombou nas redes

Agora a Nasa vem: Chevrolet Celta vira picape em nova façanha do brasileiro. Leia mais

"Batman do aplicativo" customiza carro contra o trânsito e sofre com calor. Leia mais