Topo

Por que guerra entre Rússia e Ucrânia pode complicar mercado automotivo

Explosão em Kiev - Gabinete do Presidente da Ucrânia
Explosão em Kiev Imagem: Gabinete do Presidente da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2022 08h00

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (02/03) da newsletter Carros do Futuro. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

O mundo automotivo, que vive no momento uma crise no abastecimento de chips semicondutores, pode estar à beira de mais um problema nos próximos tempos devido à invasão russa na Ucrânia.

No momento, a crise dos chips tem criado problemas nas cadeias de suprimentos das montadoras, cortes de produção e paralisações temporárias. Agora, com o problema na Rússia, as fabricantes podem encontrar outras questões. O país produz vários metais importantes para o setor, incluindo níquel e paládio.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além disso, o local também possui fábricas de montadoras grandes de carros populares, como Volkswagen, Toyota e Stellantis.

Tudo isso ainda é piorado pelo fato de, segundo a NBC, um quarto das peças dos carros russos virem do exterior, incluindo dos Estados Unidos - que já anunciaram sanções ao país.

A crise na indústria russa pode impactar o resto do mundo. Países como África do Sul e Zimbábue produzem uma quantidade significativa de paládio, porém as previsões atuais indicam um aumento de preço iminente para o metal. Outro que pode sofrer com isso é o níquel, também disponível na Indonésia e nas Filipinas, e que é vital para a produção de baterias - principalmente com a crescente eletrificação da indústria.

Do outro lado, os preços do petróleo subiram para um recorde de oito anos nesta semana devido às tensões. A Rússia é responsável por cerca de 12% das exportações de petróleo globais, e isso deverá influir no preço da gasolina mundo afora.

Assim, com sanções e a escassez de matéria-prima, além do aumento do petróleo, a indústria global deverá passar por mais um momento complicado em 2022

UOL Carros recomenda

Caminhão arqueado: MPF abre inquérito após ministro prometer 'vista grossa'. Leia mais

Carros ficaram mais frágeis? Por que isso pode salvar sua vida em acidentes. Leia mais

Bombou nas redes

Caminhoneira grávida: Sheila Bellaver concilia estradas com pré-natal. Leia mais

Fim do único dono? Como venda de carros seminovos 'enlouqueceu' no Brasil. Leia mais