Topo

Acessórios proibidos: como conforto em excesso pode detonar seu carro

Alterar o projeto elétrico do veículo sem a devida atenção pode causar pane elétrica e curto-circuito - Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo
Alterar o projeto elétrico do veículo sem a devida atenção pode causar pane elétrica e curto-circuito Imagem: Peter Leone/Futura Press/Estadão Conteúdo

Paula Gama

Colaboração para o UOL

23/02/2022 04h00

Quem nunca pensou em ter um conforto a mais instalando equipamentos que não saíram de fábrica junto com o carro? Ar-condicionado, som automotivo, vidro elétrico, central multimídia, sensor de estacionamento, câmera de ré... A lista é grande e a adaptação é completamente possível, mas se não for bem feita pode trazer problemas sérios para o veículo.

A grande questão é que todos esses itens - e muitos outros - demandarão o sistema elétrico do carro, que é planejado para suportar uma potência específica que, se for ultrapassada, pode gerar um curto-circuito e, em casos mais graves, até mesmo um incêndio. Outro problema é que o sistema elétrico é complexo e mexer em algum fio errado pode causar interferências em vários equipamentos do veículo.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Confira quatro perigos da má instalação de equipamentos no carro:

1- Incêndio

Erwin Franieck, mentor em engenharia avançada da SAE Brasil, explica que o sistema elétrico do veículo é planejado para que não exista picos de tensão ao acionar os equipamentos nativos, ou seja, que saem de fábrica com o modelo.

Por isso, na hora de instalar um alarme, um som automotivo ou qualquer outro equipamento elétrico, é importante fazer com oficinas que conheçam, de fato, o projeto do carro.

"É preciso ter muito cuidado ao instalar equipamentos em um veículo, porque o sistema elétrico não é algo simples. Sobrecarregá-lo com acessórios incompatíveis significa correr o risco de um um curto-circuito, que pode até mesmo causar um incêndio", disse o especialista.

2- Falha em outros equipamentos

Outro problema comum na instalação de novos acessórios, segundo Franieck, é prejudicar equipamentos que já são nativos do veículo.

"Se o mecânico coloca coisas no lugar que não deve, aproveitando fios e ligações, pode impactar o funcionamento de outras peças. É possível instalar uma caixa de som e acabar sem o vidro elétrico, por exemplo, simplesmente porque manuseou um fio errado. As novas instalações elétricas devem ser sempre independentes", explicou.

A grande questão, de acordo com o engenheiro, é que, quando o sistema é alterado, fica difícil voltar às condições de fábrica.

3- Perda da garantia

Prevendo problemas elétricos causados pela instalação de novos acessórios, as montadoras são claras em seus manuais de instruções: adicionar equipamentos não homologados ao veículo pode causar perda da garantia.

Por isso, antes de colocar a nova central multimídia ou sensor de estacionamento, é importante verificar se a peça tem o aval da marca do seu carro.

4- Desgaste precoce da bateria

A marca de baterias Moura também se posiciona sobre os cuidados ao instalar novos equipamentos no carro.

Em suas recomendações ao consumidor, ela alerta que "conectar mais dispositivos no veículo, além daqueles que já vêm de fábrica, podem diminuir a vida útil da bateria do automóvel. Por isso, é muito importante que não haja exageros na hora da instalação dos dispositivos, bem como que os mesmos sejam instalados de acordo com a amperagem da bateria."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.