Câmbio manual: confira 5 erros comuns que detonam seu carro
No dia a dia, é comum cometermos erros atrás do volante sem perceber. É importante lembrar, porém, que algumas dessas falhas que parecem inocentes ou que são hábitos passados de pai para filho podem detonar seu carro com câmbio manual - e dar-lhe uma bela dor de cabeça, além do prejuízo financeiro.
De acordo com Claudio Castro, da Comissão Técnica de Transmissões da SAE Brasil e especialista em Powertrain, é importante identificar esses erros para que possamos corrigi-los.
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"Geralmente tratamos esses erros como uma mania do dia a dia e, sem saber, estamos danificando o carro pouco a pouco. Por isso é importante, dentro do trajeto diário, tentar identificar quais erros são cometidos e, assim, conseguir corrigir essas atitudes", diz.
Apoiar a mão na alavanca
Alavanca de câmbio não é apoio para descanso da mão em meio ao congestionamento. O hábito de muitos motoristas desgasta o trambulador, peça que liga a alavanca ao câmbio, e os anéis sincronizadores, podendo dificultar as trocas de marcha conforme o desgaste for aumentando.
Pé apoiado na embreagem
Deixar o pé apoiado na embreagem enquanto dirige, mesmo que levemente, pode detonar o conjunto dos discos de embreagem. O contato leve no pedal desacopla em parte o sistema, aumenta o atrito e também a temperatura do componente. Tudo isso reduz a vida útil do kit de embreagem.
Não apertar a embreagem até o fim
Se deixar o pé encostado no pedal de embreagem antecipa o fim do componente, trocar as marchas sem aplicar pressão até o fim do curso do pedal de embreagem também tem o mesmo efeito. A troca sem apertar o pedal até o fim força o conjunto de embreagem por não desacoplar por completo o sistema.
"Segurar" o carro no acelerador
A prática, que é ensinada em autoescolas, de segurar o carro na embreagem e acelerador em subidas pode até ser prática, mas não é nada inteligente para o desgaste de câmbio, embreagem e consumo.
Segurar a embreagem no meio superaquece e desgasta o componente mais rápido - que deveria durar cerca de 60 mil km. O câmbio também sofre, especialmente se o carro estiver cheio.
Não usar o freio motor
Efeito dos tempos de carros com carburador, muita gente ainda não usa o freio motor ou o evita, mas ele é muito bom para o conjunto motriz do carro. Reduzir marchas em descidas, usando o freio motor, ajuda a não sobrecarregar os freios, pois usa a compressão dos cilindros para diminuir a velocidade.
"Além disso, o uso do freio motor ajuda a economizar combustível, pois quando ele é acionado acontece o "cut off", que é o corte no envio de combustível para o motor, injetando o mínimo necessário para ele não apagar", adiciona Castro.
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