Topo

Câmbio manual: confira 5 erros comuns que detonam seu carro

Getty Images
Imagem: Getty Images

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2022 04h00

No dia a dia, é comum cometermos erros atrás do volante sem perceber. É importante lembrar, porém, que algumas dessas falhas que parecem inocentes ou que são hábitos passados de pai para filho podem detonar seu carro com câmbio manual - e dar-lhe uma bela dor de cabeça, além do prejuízo financeiro.

De acordo com Claudio Castro, da Comissão Técnica de Transmissões da SAE Brasil e especialista em Powertrain, é importante identificar esses erros para que possamos corrigi-los.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Geralmente tratamos esses erros como uma mania do dia a dia e, sem saber, estamos danificando o carro pouco a pouco. Por isso é importante, dentro do trajeto diário, tentar identificar quais erros são cometidos e, assim, conseguir corrigir essas atitudes", diz.

alavanca de câmbio - foto: Shutterstock - foto: Shutterstock
Imagem: foto: Shutterstock

Apoiar a mão na alavanca

Alavanca de câmbio não é apoio para descanso da mão em meio ao congestionamento. O hábito de muitos motoristas desgasta o trambulador, peça que liga a alavanca ao câmbio, e os anéis sincronizadores, podendo dificultar as trocas de marcha conforme o desgaste for aumentando.

pedal de embreagem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pé apoiado na embreagem

Deixar o pé apoiado na embreagem enquanto dirige, mesmo que levemente, pode detonar o conjunto dos discos de embreagem. O contato leve no pedal desacopla em parte o sistema, aumenta o atrito e também a temperatura do componente. Tudo isso reduz a vida útil do kit de embreagem.

Pé sobre o pedal da embreagem - Almeida Rocha/Folha Imagem - Almeida Rocha/Folha Imagem
Imagem: Almeida Rocha/Folha Imagem

Não apertar a embreagem até o fim

Se deixar o pé encostado no pedal de embreagem antecipa o fim do componente, trocar as marchas sem aplicar pressão até o fim do curso do pedal de embreagem também tem o mesmo efeito. A troca sem apertar o pedal até o fim força o conjunto de embreagem por não desacoplar por completo o sistema.

Ladeira íngreme lomba subida - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

"Segurar" o carro no acelerador

A prática, que é ensinada em autoescolas, de segurar o carro na embreagem e acelerador em subidas pode até ser prática, mas não é nada inteligente para o desgaste de câmbio, embreagem e consumo.

Segurar a embreagem no meio superaquece e desgasta o componente mais rápido - que deveria durar cerca de 60 mil km. O câmbio também sofre, especialmente se o carro estiver cheio.

descida de serra  - Marcio Cassol/ Futura Press - Marcio Cassol/ Futura Press
Imagem: Marcio Cassol/ Futura Press

Não usar o freio motor

Efeito dos tempos de carros com carburador, muita gente ainda não usa o freio motor ou o evita, mas ele é muito bom para o conjunto motriz do carro. Reduzir marchas em descidas, usando o freio motor, ajuda a não sobrecarregar os freios, pois usa a compressão dos cilindros para diminuir a velocidade.

"Além disso, o uso do freio motor ajuda a economizar combustível, pois quando ele é acionado acontece o "cut off", que é o corte no envio de combustível para o motor, injetando o mínimo necessário para ele não apagar", adiciona Castro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.