Topo

DeLorean com o Talibã? Como "carros do futuro" podem parar no Afeganistão

Tyler DeLorean mostra DeLorean DMC-21 - Reprodução
Tyler DeLorean mostra DeLorean DMC-21 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2022 13h01

Icônico carro eternizado nos filmes da franquia De Volta para o Futuro, o DeLorean pode ter exemplares nas mãos do Talibã. Tyler DeLorean, que alega ser filho do fundador da marca e trava batalha judicial, afirma ter sido procurado para produzir carros no Afeganistão pelo grupo que assumiu o controle do país.

"Eles me enviaram um e-mail dizendo que querem investir e produzir em massa meus carros", afirmou Tyler à publicação CornwallLive. "Querem usá-los para atender funcionários do governo e que passarei a falar diretamente com Hibatullah Akhundzada, um dos líderes do grupo".

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Se for realmente fechar negócio com o governo afegão, Tyler provavelmente terá problemas caso tente exportar componentes dos Estados Unidos para o país asiático, já que o governo norte-americano mantém um embargo comercial contra contra o Afeganistão. No ano passado, os EUA retiraram suas tropas do país após 20 anos de ocupação e o Talibã, acusado de atos terroristas, retomou o poder.

Em entrevista, Tyler ainda disse ter recebido ofertas pelo modelo por parte do governo indiano e de produtores de filme.

Tyler foi processado recentemente pela DeLorean Motor Company (DMC), detentora dos direitos da marca. Ainda assim, exibiu e pretende produzir um novo carro: DeLorean DMC-21, modelo com três rodas, portas asa de gaivota com controle remoto, aparelho de som à prova d'água e até um "mini capacitor de fluxo" decorativo, em referência aos filmes. O plano é vender o modelo por cerca de US$ 25 mil (R$ 134 mil).

Confira:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.