Topo

'CaminhÔnibus': veja veículo criado com metades, mas que está fora da lei

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2022 04h00

É um caminhão ou um ônibus? É um "caminhônibus", por assim dizer. A criatividade do brasileiro não para de ser exercida País afora e cria peças únicas, mas não necessariamente dentro da lei, que rodam por aí.

O mesmo espanto da pessoa que filmou o "caminhônibus" deve ser de qualquer um que passa e olha aquela figura única com caçamba de caminhão, inclusive naquele modelo tradicional, de madeira e com detalhes pintados à mão, com uma dianteira comprida e toda quadrada de ônibus.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Apesar da invenção ser divertida de ver e também melhorar a capacidade de transporte de pessoas enquanto reduz a de transporte de carga, ela não está dentro da lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caminhão montado com ônibus rodando pelo Brasil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem explica é Marco Fabrício Vieira, assessor da presidência da CET Santos, conselheiro do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e ex-membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran.

De acordo com ele, é uma transformação de veículo ilegal pela união de parte de ônibus (veículo automotor de transporte coletivo de passageiros) com parte de um reboque (veículo de carga engatado atrás de um veículo automotor).

Vieira afirma que a modificação fere o artigo 230, inciso III, do CTB. "Essa transformação caracteriza infração de trânsito por conduzir veículo com características alteradas. A penalidade é de multa de natureza grave no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos no prontuário do proprietário do veículo. O CTB prevê também como medida administrativa a retenção do veículo."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.